18 maio 2007

Mudar mentalidades.

Há igualdades mais perfeitas que outras. Há certas coisas de que muitas de nós não abrimos mão e nem nos damos conta disso. Será que concedemos aos homens todo o espaço que necessitam para estarem em pé de igualdade connosco numa relação? Nós, mulheres, também trazemos a nossa carga de ideias preconcebidas. Para conferir, pense sobre os seguintes temas e imagine como reagiria.

1. Licença maternidade
A Lei de Protecção da Maternidade e da Paternidade permite actualmente que o homem goze, em lugar da mulher, a licença de trabalho decorrente do nascimento de um filho. As primeiras seis semanas com o bebé devem ser utilizadas pela mãe, mas os restantes dias podem ser usados pelo pai, deixando que a mulher regresse ao trabalho.
Ainda contamos nos dedos das mãos as mulheres que abrem mão deste período com os bebés para dar a vez aos maridos…

2. Salários mais baixos
Como reagiria se passasse a ganhar mais do que o seu marido? Na teoria, diríamos que não há problema algum, mas na prática nem sempre resulta tão fácil a aceitação não só pelos homens como também por parte das mulheres…

3. Homem em casa
E se ele lhe propusesse ficar a cuidar da casa e das crianças (mesmo proporcionando, de alguma forma, a sua parte no orçamento familiar)? Perante esta pergunta, é difícil não ver surgir um risinho irónico na cara de muitas mulheres…

4. Os cuidados com as crianças
Quantas vezes se sentiu angustiada por ter de deixar o vosso filho pequeno a cargo do marido por ter de se afastar de casa por umas largas horas ou dias? E, nessa altura, quantas vezes pensou que ele não conseguiria dar conta do recado?

5. Homens na cozinha
Já se sentiu tentada a desencorajar o seu marido (ou companheiro) a aventurar-se entre os bicos do fogão por receio de vir a dar com uma cozinha em pantanas e quilos de comida estragada? Muitas mulheres ainda consideram a cozinha como território exclusivamente seu. E quando isso acontece, tratam os homens como crianças, não permitindo que façam as suas “experiências” culinárias.

6. Compras de supermercado
Pediu-lhe que trouxesse fruta e ele regressou do supermercado com queijos franceses, bolachas requintadas, dispositivos para o computador e nem uma mísera banana? Acha que ele não sabe escolher produtos e gasta mais quando lhe toca a fazer as compras?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.