O título do livro “Homens são de Marte, mulheres são de Vênus” marcou uma geração como frase símbolo das diferenças entre os sexos.
Agora, a geração que cresceu com a internet poderá ter outra frase de efeito: homens preferem Google, mulheres preferem Yahoo.
Esta é a conclusão de uma pesquisa para uma reportagem da Pew Internet e American Life.
Sobre os homens o estudo diz que, em frente ao computador, eles se sentem como num escritório ou numa biblioteca. Eles também são utilizadores mais assíduos: 61% ficam online diariamente, contra 57% das mulheres. 44% dos homens também costumam entrar na Internet várias vezes ao dia. Entre as mulheres, essa percentagem cai para os 39%.
Já as mulheres são descritas na pesquisa como utilizadoras entusiásticas de programas de comunicação. O uso do e-mail é mais recorrente entre o sexo feminino, que costuma mandar e receber mais mensagens electrónicas que os homens, além de escrever mais para familiares e amigos, para além de colegas de trabalho.
A conclusão da pesquisa é: os homens usam a Internet como um meio de trabalho, enquanto as mulheres aproveitam também para construir ou estreitar relações pessoais!
A preferência das mulheres pelo Yahoo vem então das possibilidades deainteracção social oferecida pela empresa. A página principal do Yahoo oferece muito mais opções, como e-mail, messenger e grupos, do que a do Google, que é basicamente para pesquisas. Por isso, as mulheres tendem a preferir o Yahoo.
Para prever se um site ou uma palavra-chave agrada mais a homens ou mulheres, a Microsoft criou uma curiosa ferramenta, o Demographics Prediction Tool. A palavra “technology”, por exemplo, e para surpresa de muitos, é mais positiva para o público feminino.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.