22 maio 2007

45 Dilemas de Amor (Exemplos) das Revistas Cor-de-Rosa Brasileiras e respectivas Dicas.

1. Namoro há três anos. Nos damos bem. O que me chateia é que ele some para ir a churrascos com amigos, fazer programas de homem onde mulheres não são bem-vindas. Eu até entendo. Mas ele podia me avidar, né? Não quero um namorado que me deixe sozinha num sábado à noite! Já ensaiei falar isso a ele, mas na hora aceito as desculpas do meu homem. No entanto, quando acontece de novo, fico com raiva e penso em terminar. O que faço?
Priscila, Curitiba/PR
Priscila, você sabe por que o cachorro entra na igreja? Porque encontra a porta aberta. Ou seja, esse homem age assim porque você permite que ele o faça. O psiquiatra Paulo Gaudencio gosta muito de uma imagem: imagine que está em um barco que vai em direção a uma cachoeira. Pode ter três tipos de atitude: agressiva, mudando o rumo da embarcação; passiva, aguardando seu destino; ou malcriada, resmungando, mas sem mover uma palha. Parece que você faz o segundo tipo, não é? Não tem coragem de tomar uma atitude talvez porque se desqualifique, olhe para si mesma e ache que não tem valor algum. Por isso não tem coragem de dizer o que a incomoda. Tem medo de chegar para o moço, dizer "Eu quero sua companhia nos sábados à noite" e ele cair fora (e talvez ele até o faça). Porém, a questão é: por que se dá tão pouco valor? Por que não ama a si mesma? Provavelmente imagina que precisa ser tão perfeita para ter direito ao amor de alguém, que do jeito que é jamais conseguirá. Nosso colunista aconselha que reflita e tente entender por que faz isso consigo mesma. Então, quando tiver essa consciência, mude sua atitude, seu jeito de agir e de se comportar. Só assim ele passará a tratá-la de forma diferente. Você precisa contar a ele o que a incomoda e assim impor limites, fazer acordos. E, quando ele quiser sair com os amigos, que tal sair com as suas amigas?

2. Quando conheci meu amor, há três anos, logo me apaixonei. Um cara lindo, engraçado, tudo de bom. Estamos juntos há dois anos. A relação está mais sólida, ele é muito carinhoso, o sexo é ótimo. Estaria tudo perfeito se não fosse um probleminha: nunca fazemos um programa novo. Ele não curte baladas nem barzinhos e afins... Eu realmente gosto muito dele, mas assim não dá para continuar. Cadê aqueles momentos de paixão de começo de namoro? Não sei o que fazer!
Camila, Santo André, SP
Camila, sabia que falta de atitude é a reclamação número 1 das garotas em relação aos homens? Os rapazes acreditam mesmo que é função feminina tirar o relacionamento da rotina. O problema é que estão redondamente enganados, não é? Os dois precisam se empenhar em manter a relação bacana. Caso contrário, não há fogo da paixão que sobreviva! Que tal chamar seu amor para conversar e dizer exatamente isso a ele? Se o moço não gosta de baladas e barzinhos, tudo bem: vale pegar um cineminha no meio da semana, raptá-la para uma viagem sem aviso prévio... Vocês podem combinar que a cada fim de semana um tem de inventar um programa inusitado. O melhor do mês tem direito a um prêmio erótico. Isso deve motivar seu namorado a colocar a criatividade para funcionar. Se perceber que ele precisa de ajuda extra, uma boa pedida é enviar por e-mail as notas da seção Para Ele Ler (disponíveis no www.nova.com.br), com idéias mastigadas de como levantar o astral do namoro.

3. Namoro há três anos com o homem da minha vida. Nosso tempo se resume a duas horas de segunda a sexta mais os fins de semana. Só que resolvi voltar a estudar e o curso escolhido é durante a noite. Meu namorado diz que tem medo que o nosso amor acabe por falta de tempo. O que faço? Abro mão dos estudos e fico em paz com o coração?
ROSANA, Jataí/GO
Rosana, há muitos casais que passam por essa situação e nem por isso deixam de se amar. Se isso fosse verdade, namoro a distância, então, nunca vingaria! Uma sugestão? Encarem essa fase em que você tiver de estudar à noite como um desafio do romance e criem alternativas para ficarem sempre conectados. Quer sugestões? Domingo, antes de se despedirem, coloque no bolso dele algo que esteja associado a você, como uma foto de vocês juntos. Você também pode deixar no carro dele um CD com a música preferida dos dois. Também vale borrifar um pouco do seu perfume no pijama do gato. Assim, ele não vai parar de pensar em você. Outra idéia é aproveitar os telefonemas para planejar o que farão no fim de semana (exemplos? Um jantar à luz de velas, uma noite naquele motel recém-aberto...) Assim, ficarão na expectativa de se ver. E, quando se reencontrarem, curtam o fim de semana intensamente. Por que não trocar a noitada com os amigos por um programinha sexy caseiro (com DVD e fondue à meia-luz...)? Por fim, se andam transando no piloto automático, hora de fazer do sexo algo mais especial, entregando-se de cabeça ao momento. Cuidar desses detalhes vai ajudar vocês a descobrir que amor se cultiva com momentos de qualidade, e não com quantidade de horas juntos.

4. Sou muito tímida. O que faço para iniciar um papo com uma pessoa que me interessa na academia?
VANICE, São Paulo/SP
Vanice, seguem algumas táticas de NOVA para paquerar durante a malhação:
1. Quando ele estiver batendo papo com o professor de musculação, aproveitar a brecha para tirar dúvidas sobre o exercício;
2. Fazer cara de meiga e perguntar: "Que tal a gente revezar no aparelho?";
3. Pegar uma esteira ou bicicleta ao lado dele e, no mínimo, falar "Oi" e "Tchau"; 4. Pedir a ele que a ajude a colocar uma anilha pesada no aparelho e comentar: "É tão fácil para quem é forte...";
5. Enquanto descansa depois de uma série, acompanhe a movimentação do moço.

5. Gosto de um rapaz e acho que ele também gosta de mim. Só que não sei como chegar junto. Ele é muito tímido e a gente só fica nos olhares. Já não agüento mais essa situação, porque estou muito apaixonada. Me ajudem: como confessar o que estou sentindo?
PRISCILLA, Campo Grande/MS
Se só pelos olhares você sente reciprocidade, ótimo. Siga em frente. Mas não vá com tanta sede ao pote. Em vez de tomar coragem e se declarar de uma vez, engate um assunto sobre algo que tenham em comum. Se conhecem do trabalho? Puxe papo perguntando algo como "Você conhece algum restaurante diferente para almoçar aqui perto? Cansei de ir aos mesmos..." Ele é da faculdade? Comente: "Vejo você sempre por aqui e nem sei que curso faz!" Se ele estiver mesmo interessado, vai se sentir mais à vontade de tomar a iniciativa depois que perceber sua abertura.

6. Gostaria de saber o que faço para reconquistar um ex-amor.
ALINE, Bertioga/SP
Aline, o primeiro passo é descobrir se o ex é reconquistável. Se ele foi sacana, rompeu com você por e-mail, passou os últimos dias (semanas ou meses) fazendo tudo que você mais odiava, convenhamos, não merece o seu empenho. Agora, se foram as brigas que atrapalharam o romance ou quem pisou na bola foi você, vale a pena tentar de novo. Mas não procure o bonitão logo de cara. Fique longe por dois ou três meses — tempo que os especialistas chamam de "fase do alívio", quando a tendência é seu amado se sentir livre, leve e solto. Nesse período, aproveite para se recompor e resgatar sua auto-estima. E tentar abandonar aquele comportamento que fez o moço escapar: ser ciumenta demais, brigar com ele por qualquer coisa... Nessa fase, suas amigas podem entrar em ação, aproveitando para contar a ele que você está ótima. A idéia é fazer com que perceba que saiu perdendo por tê-la dispensado. Depois desse tempo, dê um jeito de reencontrá-lo "por acaso" e deixe a reaproximação acontecer naturalmente. Se ele ainda gostar de você, vai tentar mais uma vez.

7. Namoro há dois anos, apronto loucuras na cama com meu namorado, mas nunca tive coragem de encarar um strip para ele. Sempre quando ele pede, fujo do assunto. Tenho vergonha de fazer feio e ele não gostar. Como agir para me sentir mais segura na hora de tirar a roupa para meu amor?
MONALISA, Goiânia/GO
Monalisa, quer saber nossa opinião? Não sabe o que está perdendo. Quem investe na brincadeira de fazer um strip ganha em intimidade, cumplicidade e prazer! E tem mais: ficar acanhada não é problema. "Revelar sua timidez também pode ser sensual", tranqüiliza a sexóloga Inês Cavalieri, do Instituto Brasileiro para a Saúde Sexual, em São Paulo. Isso significa que, se faz o tipo comportada, não precisa treinar caras e bocas. Isso só a deixará mais insegura. Seu medo é de exibir as gordurinhas? "Na hora H, os homens nem prestam atenção nisso", garante Inês (se preferir, pode usar uma meia-luz). O importante é sentir-se sexy. "Se estiver confiante de que está supercharmosa em cima do salto, não é o seu amor que vai discordar", fala. E quer saber? "Em vez de se concentrar nele, pense em você e fique orgulhosa por provar algo ousado", completa a sexóloga.

8. Namoro há dois anos um rapaz e somos apaixonados um pelo outro, mas a minha família não aceita o relacionamento. Minha mãe já faleceu e meu pai se sente no direito de querer tomar as decisões da minha vida. Por causa desse namoro, estamos inclusive sem nos falar. Amo o meu pai e não quero ficar nessa situação, mas também não quero terminar meu namoro.
LUANA, Cuiabá/MT
Situação delicada, não é, Luana? Por isso fomos pedir ajuda ao dr. Gaudencio. Segundo ele, se você não impuser limites, vai acabar titia para não machucar o seu pai, que tem um ciúme exagerado. Caso não delimite espaço para poder viver sua vida, ficará à mercê dele. Lógico que você pode e deve usar da maior delicadeza do mundo para falar com seu pai. Não é preciso gritar nem alterar o tom de voz. Afinal, é uma pessoa que a ama. Porém, tome coragem e seja firme. Diga "Não vou, não quero, não faço". Senão, você cai na mão dele e a culpa é totalmente sua. Sente com seu pai e converse. É preciso estabelecer seus limites, senão os outros abusam mesmo.

9. Fico com um cara há um ano e alguns meses e nada de o relacionamento se tornar algo mais sério. Nossa relação é boa inclusive na cama, mas não tenho coragem de tocar no assunto ?namoro?. Por outro lado, estou cansada dessa situação.
ELAINE, São Paulo/SP
Elaine, de acordo com o psiquiatra e colunista de NOVA Paulo Gaudencio, provavelmente esse moço não assume um compromisso mais sério com você simplesmente porque não precisa. Sabe por que o cachorro entra na igreja? Porque a porta está aberta. Ou seja: esse homem a trata dessa forma por um único motivo: você permite que ele o faça. Você se desqualifica, olha para si mesma e acha que não tem valor algum. Tem medo de chegar para o rapaz, dizer "Eu mereço mais" e ele cair fora (e talvez ele até o faça). Porém, a questão é: por que se dá tão pouco valor? Por que não ama a si mesma? Provavelmente imagina que precisa ser tão perfeita para ter direito ao amor de alguém, que do jeito que é jamais conseguirá. Reflita e tente entender por que faz isso consigo mesma. Então, quando tiver essa consciência, mude sua atitude, seu jeito de agir e de se comportar. Só assim os homens passarão a tratá-la de forma diferente.

10. Namoro à distância e estou me sentido sozinha e insegura. Devo terminar o namoro ou esperar mais um ano?
GABRIELA, Imperatriz/MA
Quando a gente namora à distância, precisa estar preparada para passar temporadas sem o namorado e lidar com crises de insegurança. Continuar ou não o relacionamento é uma decisão só sua, Gabriela. Se quiser tentar mais um pouco, experimente usar os momentos em que conversarem pela internet ou telefone para aumentar a intimidade. Como? Tratá-lo como se ele estivesse ao seu lado: comentar o que aconteceu no seu trabalho, falar do seu novo corte do cabelo, fazer planos juntos... E que tal enviar um e-mail com propostas indecentes, só para o moço rir e lembrar como é gostoso estar com você? Também não deixe de sair com as amigas, curtir a própria companhia, matricular-se naquele curso de espanhol... Se tiver vida própria passará menos tempo preocupada com o que ele está fazendo sozinho.

11. Toda vez que fico com alguém de primeira, já me apego e sofro... Gostaria de conselhos que me ajudassem a me desapegar.
PRISCILLA, Osasco/SP
Priscilla, talvez você esteja acelerando demais as coisas. Essa ansiedade acaba sendo captada pelo pretendente e faz com que ele se afaste. Conselho? Da próxima vez que ficar com alguém, dê mais tempo a si mesma e avalie com calma se esse homem é mesmo para namorar, se combina com você e... se também está disposto a engatar um relacionamento sério. Assim, se valoriza e se poupa de desilusões.

12. Depois de dois anos e meio de namoro, fui surpreendida com a notícia de que fui traída. Ele mesmo contou. Passamos por uma crise e terminamos, embora nenhum dos dois tenha conseguido esquecer o outro. Algum tempo depois, perguntei se nossa relação havia terminado definitivamente. Ele confessou que não voltava porque não se perdoava pelo que havia feito comigo. Como posso ajudá-lo? Ainda gosto dele!
DANIELA, Belo Horizonte/MG
Daniela, segundo a psicoterapeuta Alina Discepolo D. Barone, tudo o que pode fazer é deixar claro que o ama e que o perdoa pela traição. Daí para a frente, é com ele. Se o moço quiser reatar o namoro, precisará mudar, eleger o que é mais forte: o amor que diz sentir por você ou a culpa. Enquanto isso, que tal colocar na balança se não merece alguém que esteja disponível e inteiro na relação?

13. Fico com um cara há alguns meses. No começo, ele queria compromisso, mas como tinha terminado um relacionamento havia pouco tempo, não aceitei. Sempre nos divertimos muito, principalmente na cama. Agora estou a fim de ter algo mais sério. Porém, percebo que o rapaz não quer mais. Sempre me enrola quando toco no assunto. Como descubro se ele ainda deseja algo comigo ou se vai ser sempre uma transa apenas?
TRÍCIA, Manaus/AM
Trícia, talvez agora o moço não assuma um compromisso mais sério com você simplesmente porque não precisa. Sabe por que o cachorro entra na igreja? Porque a porta está aberta... Ou seja: esse homem a trata dessa forma por um único motivo: você permite que ele o faça. Para descobrir o que ele espera dessa relação, ou o que ela pode virar no futuro, só conversando mesmo. Que tal chegar para o gato e dizer "Eu quero mais?" Talvez ele caia fora. Porém, a questão é: será que você vai continuar com ele?

14. Moro com meu namorado há um ano e iremos nos casar no final de dezembro. Estou muito feliz com a relação, afinal nos amamos muito, mas o que tem me deixado chateada é o fato de ele ficar irritado toda vez que gasto dinheiro comigo. Todo mês ajudo nas despesas da casa, mas ele acha absurdo eu tirar parte do meu salário para investir em mim. Preciso de uma opinião.
CÁSSIA, Belo Horizonte/MG
Cássia, o dr. Gaudencio diz que, a partir do momento em que a gente casa ou mora junto,o dinheiro é do casal. Então, em primeiro lugar, é preciso fazer os cálculos das despesas que têm por mês com aluguel, alimentação... e dividir por dois. Sobrou uma grana extra? A consultora financeira Sandra Blanco sugere decidir a dois o que fazer com o excedente. Investir para comprar um apartamento? Guardar para pagar a festa de casamento? Claro que você tem o direito de estipular uma parte para gastar apenas com você. O importante é dizer para ele quanto vai separar. Sim, amiga, falar de dinheiro, algumas vezes, pode ser mais difícil que tocar no assunto sexo, mas é a maneira mais certeira para entrarem num acordo.

15. Meu namorado é do tipo fechado. Isso me incomoda e, às vezes, entendo como falta de interesse por mim. Como posso saber se é descaso ou dificuldade de expressar amor e atenção?
ANDREIA, Sarandi/RS
Não dizer "Eu te amo" não significa, necessariamente, falta de interesse. Afinal, há outras maneiras tipicamente masculinas de expressar amor. Quer saber algumas delas? Ele é gentil e se preocupa, por exemplo, em pegar na locadora o filme de que você gosta, a acompanha nas compras mesmo odiando enfrentar shopping lotado. Outro indício? Se você teve um péssimo dia no trabalho, ele a convida para sair, prepara um lanche especial... Homens costumam demonstrar consideração e carinho por atitudes, e nem sempre por palavras.

16. Há algum tempo, encontrei pela internet meu primeiro namorado. Ele pareceu ficar feliz quando disse que passaria uns dias na cidade em que mora. Detalhe: o moço tem namorada e eu sou casada. O problema é que de uma hora para outra ele parou de responder e, quando o faz, é seco. Por que será que está agindo assim? O que faço para mudar isso?
MARINA, Porto Alegre/RS
Marina, o que exatamente você quer com esse moço? Parece que estava encarando o papo de vocês como uma paquera. Só que você é casada. E ele também é comprometido. Já passou pela sua cabeça que o fulano quisesse apenas colocar o papo em dia? E que assim que acabassem as novidades se desinteressaria? Você parece desiludida. Só que, de acordo com o psiquiatra Paulo Gaudencio, só se desilude quem um dia se iludiu. Talvez você estivesse procurando romance e imaginou que ele sonhava com o mesmo. E o seu casamento, como vai? Caiu na rotina? O que você pretende fazer em relação a isso? Conversar com seu marido? Tentar resgatar a paixão? Romper e partir para outra? Em nenhum momento você toca nesse ponto, mas ele é bastante importante.

17. Meu namorado não é nada romântico e sensível. Raramente expressa com palavras o que sente por mim, ele acha que só o fato de estar comigo já demonstra seu afeto. Como posso amolecer o coração dele? Será que o melhor é dar um gelo nele?
CELIA, São Paulo/SP
Celia, a questão é que cada um expressa seus sentimentos de formas diversas, não é? A terapeuta Claudya Toledo, supernanny dos relacionamentos, aconselha que você, depois de entender isso, tente ficar um pouco mais atenta ao esforço do seu namorado para demonstrar que gosta de você. De repente ele não repete as três palavrinhas mágicas a cada dez minutos, mas expressa isso com ações: é gentil, dá a mão para atravessar a rua, abre a porta de casa e a deixa entrar primeiro, se interessa pelo seu dia-a-dia...

18. Sou fofinha ? tenho 1,70 metro de altura e peso 67 quilos. Morro de vergonha de fazer amor na claridade por causa das gordurinhas dos lados. O que fazer?
DANIELA, Unaí/MG
Daniela, por que a vergonha? Se o gato está com você é porque adora seu corpo como ele é. Quer saber mais? Na hora do sexo, homens não estão nada preocupados com gordurinhas, celulite, estrias e afins. Quem acaba deixando o prazer de lado para se preocupar com isso somos nós, mulheres. Então, conselho principal é relaxar. Agora, se mesmo assim ficar incomodada, relaxe e invista num clima à luz de velas. A penumbra disfarça qualquer indesejável curvinha a mais.

19. A ex do meu namorado liga pelo menos uma vez por mês para perguntar as coisas mais absurdas, tipo telefone de médico, se tem padaria perto da casa dele... Já falei que me incomoda o fato de ele não tomar atitudes que cortem essas investidas. Mas parece que meu namorado acha que estou fazendo tempestade em copo d?água.
AVANI, Belém/PA

20. Avani, de acordo com o psiquiatra Paulo Gaudencio, o homem é um animal racional que fala o que pensa e age conforme o que sente. Quando não sabe o que sente, fala uma coisa e faz outra. Você conta que seu namorado emite esse tipo de dupla mensagem. Ele diz que não quer mais nada com a ex, mas não se importa em mantê-la por perto, respondendo às solicitações dela. Mas esse é o problema dele. O seu é que você também dá uma dupla mensagem. Diz achar ruim e... aceita. Fala uma coisa e faz outra. Por quê? Parece que para não parecer encrenqueira está caindo numa cilada e engolindo um sapo enorme. Talvez acredite que seu namorado tenha razão quando diz que está fazendo tempestade em copo d’água. É natural se sentir incomodada nessa situação. Isso não significa insegurança. Você deve acabar com a sua dupla mensagem, escolhendo se aceita ou não a situação como está. Se não aceita, a atitude a tomar é conversar com o rapaz, mostrar o desencontro entre o que ele diz e o que faz e exigir uma definição. Mas isso só pode ocorrer depois que você mesma se decidir.
Estou morando com o meu namorado, mas ele não me dá mais tanta atenção como antes. Nem me leva para sair! O que posso fazer para ele me notar?
DÉBORA, São Paulo/SP
Já tentou conversar com ele sobre isso, Débora? Não? Então esse é o primeiro passo. Achar que ele tem obrigação de perceber que você está mal não vai adiantar. Talvez seu namorado nem tenha notado que sente falta de atenção. Outra solução é buscar meios para que a excitação de estarem juntos não desapareça, e sim renasça. Uma idéia? Manter projetos em comum. Seja planejar uma viagem de fim de semana, trocar os móveis do apartamento, seja combinar um jantar no meio da semana. Já os motivos que fazem o seu lindo não levá-la mais para sair podem ser comodismo, cansaço e até saídas freqüentes com casais de amigos. Para driblá-los, sugira irem a um motel do ranking da Playboy, conhecer um restaurante tailandês... Ele vai captar o recado.

21. Namoro há um ano e meio e, quando vou para a balada com meu namorado, sempre acabamos brigando. Ou por causa do meu ciúme ou pelo fato de, às vezes, ele querer ficar mais próximo dos amigos dele e eu me sentir sozinha. Não sei o que faço para mudar isso.
CAMILA, Balneário Camboriu/SC
Camila, ninguém gosta de ser excluído, mas, num programa com os amigos do seu namorado, é natural isso acontecer. Você entrará num ambiente dele, de assuntos que dizem respeito a ele. Pense bem: seu gato pode passar pela mesma situação quando o programa é com as suas amigas. Para resolver isso, abra o jogo, sem se exaltar: diga que adoraria ganhar mais atenção nesse tipo de evento. Por outro lado, questione-se. Será que não está dependente demais? E, da próxima vez que a festa for no território do seu amor, por que não colocar a simpatia para fora e se enturmar sem a ajuda dele?

22. Estou me relacionando há quase 11 meses com um cara e não sei qual é a dele. Tenho medo de pressioná-lo e acabar atrapalhando tudo. Ao mesmo tempo, receio estar perdendo meu tempo com esse rapaz. O que faço para descobrir se o relacionamento tem futuro?
CAMILA, Pedro Leopoldo/MG
Bem, Camila, que tal conversar com ele? Segundo o psiquiatra Paulo Gaudencio, talvez o moço não assuma um compromisso mais sério com você simplesmente porque não precisa. Esse homem não diz a que veio por um único motivo: você permite que ele aja assim. Tem medo de chegar para o moço, dizer "Eu mereço mais" e ele cair fora (e talvez ele até o faça). Porém, a questão é: por que se dá tão pouco valor? Por que não ama a si mesma? Provavelmente imagina que precisa ser tão perfeita para ter direito ao amor de alguém, que do jeito que é jamais conseguirá. Reflita e tente entender por que faz isso consigo mesma. Então, quando tiver essa consciência, mude sua atitude, seu jeito de se comportar. Só assim os homens passarão a tratá-la de forma diferente.

23. Gosto muito da minha namorada. Estamos juntos há três anos. Mas, sempre que ela sai com a irmã, esta fica mostrando homens para a minha mulher! Sei que ela não vai me trair, mas isso incomoda. O que faço?
JARDENIO, Parnaíba/PI
Jardenio, de acordo com a terapeuta Claudya Toledo, a supernanny dos relacionamentos, você não tem com o que se preocupar. A solteirice não é um estado contagioso — e sim uma opção. Se a sua namorada está com você, significa que já fez a opção dela, não é? Deixe-a colocar o papo em dia com a irmã. A moça voltará renovada. E, nesse meio-tempo, que tal dar mais atenção às suas vontades e necessidades? Use o tempo livre para jogar bola com os amigos, por exemplo. Vocês podem inclusive trocar figurinhas sobre a programação de cada um mais tarde.

24. Estou gostando de um colega de trabalho e tudo que indica ele também está interessado. Mas tenho um pouco de medo, pois estou no período de experiência. Claro que no trabalho não pode rolar nada! Mas não quero fazer nada escondido, quero que todos saibam. LUCIANA, Brasília/DF
Luciana, em primeiro lugar, se você diz que sua chefe não vai gostar, melhor não se expor ou pode acabar perdendo emprego. O jeito é ser discreta. Não explique seus suspiros apaixonados para todo mundo (chefe, secretária, boy...). Só se quiser virar assunto do café. Não use o e-mail da empresa para convidá-lo para almoçar ou fazer declarações de amor. E nada de sorrisos comprometedores no meio de uma reunião, por exemplo. Que tal combinar de sair com ele bem longe do escritório? Se o relacionamento engatar, tente descobrir se a política da empresa é aceitar ou não que os funcionários namorem. Só então dá para tomar a decisão de revelar.

25. Namoro há quatro anos e o relacionamento parece ter caído na rotina. Amo muito meu querido, mas sinto que ele já não sente tanto amor assim por mim. O que fazer para que ele volte a se apaixonar?
MORENA, Salvador/BA
Morena, esse negócio de manter a chama acesa é um trabalho diário e dos dois. O primeiro passo para resgatar a paixão é levar um papo com o moço — porque afinal, quando um não quer, dois não brigam. Se não existir nenhum problema mais sério e a intenção for apenas dar uma sacudida na rotina, vale armar um programa surpresa: propor um cineminha no meio da semana ou uma escapada para um hotel charmoso no fim de semana. Também é interessante investir em atividades com grupos variados (do trabalho, do curso de inglês...). Isso dá dinamismo à vida social de vocês e ainda ajuda a reacender aquela velha centelha. Outra boa aposta é deixar escapar uma fantasia que gostaria de colocar em prática e aparecer em casa com todos os acessórios necessários para realizá-la. Finalmente, cuide se si mesma. Faça cursos, saia com as amigas sozinha... Uma mulher com interesses próprios é sempre muita mais atraente e apaixonante!

26. Estou com um problema daqueles: pretendo me casar em janeiro, amo meu noivo, mas não suporto minha cunhada. Ela fala mal de tudo que eu faço e tenho. Todo mundo diz que é inveja. Não sei se devo falar com ela pois tenho medo de ficar um clima ruim entre nós. O que devo fazer? Não suporto nem olhar para a cara dela! SUELLEN, Brasília/DF
De acordo com o Dr. Gaudencio, você não está colocando limites na sua cunhada. E, quando a gente demonstra ser um tapete, os outros pisam em cima. A pergunta é: por que você a deixa se comportar dessa maneira? Na minha opinião, seu problema não é com a cunhada. É com sua cara-metade. Você tem receio de impor limites à irmã do rapaz porque não sabe se ele apoiará sua atitude. Abra o jogo e diga: "Meu amor, sua irmã está invadindo meu espaço. Não estou fazendo nada para não entrar em atrito com você. Porém, ou ela muda o jeito de me tratar ou vai tomar uma invertida minha. Não seria melhor você cuidar do assunto? Afinal, irmãos, por mais que briguem, vão sempre fazer as pazes e se amar. Já se eu tiver que colocar os pingos nos is, a situação será outra". Quem deveria colocar limites na irmã é o próprio. Seria mais razoável. Agora, se ele não agir...

27. Há alguns meses, comecei um relacionamento com um colega de trabalho recém-casado. Saímos poucas vezes. Em outubro, ele mudou de área na empresa e fomos nos vendo cada vez menos. Em janeiro, o Fernando terminou o nosso caso. Ainda sou apaixonada por ele, mas, sinceramente, não sei o que fazer.
PAULA
Por que será que você se envolveu com um homem comprometido? De acordo com os psicólogos, quem costuma se apaixonar por esse tipo, em geral, sofre de baixa auto-estima. É provável que cultive sonhos românticos e irrealizáveis e alimente a esperança de que o sujeito abandone a esposa ou a namorada para ficar com você. Inconscientemente, testa o tempo todo o próprio poder de sedução, já que disputa o homem com outra. Há ainda a hipótese de que tenha medo de se entregar a uma paixão e se machucar. Você pode achar que está preservando o seu coração, quando, na verdade, sofre o tempo todo. Que tal investir na auto-estima, na autovalorização, conscientizando-se de que tem qualidades e de que merece ser amada? Também não deixe de dar uma chance aos rapazes solteiros que a cercam, mesmo aqueles que, num primeiro encontro, não se mostrem tão atraentes. Converse duas, três, quatro vezes e poderá descobrir afinidades e interesses comuns.

28. Sempre que o meu namorado me magoa, eu tento explicar a ele por que fiquei chateada. Mas ele sempre usa o argumento de que, se passasse por aquilo, acharia supernormal. Fica argumentando até virar o jogo e, quando vejo, estou pedindo desculpas. O que faço?
PRISCILA, São Paulo/SP
Vamos combinar uma coisa: seu namorado é seu namorado; você é você. Ou seja, cada um é diferente e sente diferente. Isso quer dizer que, se para ele algo é normal e não o chateia, para você pode, sim, ter efeito contrário. E você tem todo o direito do mundo de não gostar de algo de que ele gosta. Então, da próxima vez que seu lindo tentar convencê-la de que está reclamando demais, fazendo drama à toa, tente não se deixar levar pela persuasão dele, e sim pelas razões que a fizeram sofrer. Por que você não diz ao seu namorado que sabe que ele pensa diferente, mas que não quer ver a questão reduzida a pó? Seu bonitão precisa saber considerar o seu ponto de vista. Afinal, se ele a magoou agindo de um jeito, deve haver outra forma de tratá-la que você prefere, não é? Que tal contar a ele qual é?

29. De uns tempos para cá, meu namorado anda me irritando muito. Deixa tudo para eu resolver - até o presente de aniversário para um amigo dele sou eu quem compra! Será que ele se transformou num tremendo de um folgado?
ISABEL, Campinas, SP
Antes de colocar a culpa no seu gato, que tal fazer uma auto-avaliação? Pode ser que ele deixe as coisas na sua mão porque você resolve tudo antes. Imagine a situação: vocês combinam de viajar no feriado. Dali a algumas horas, a Sra. Rapidinha já cotou o preço de três hotéis, escolheu o que mais a agradou e reservou. O que sobra para o coitado fazer? Outra cena: o aniversário do amigo dele está chegando. Daí, você vai passear no shopping, acha uma camiseta e liga para o celular do seu querido perguntando se pode comprar. Por que ele diria não, se confia no seu bom gosto? Uma saída para mudar essa história é passar algumas tarefas para ele e esperar. O lindo pode surpreender você. Agora, se sua tentativa foi frustrada, há um indício de que ele esteja se transformando num cara folgado. Nesse caso, vale a pena dar um toque dizendo que não está gostando de vê-lo fazendo corpo mole. Caso o bonitão continue encostado... Bem, uma mulher como você não tem vocação para espreguiçadeira, certo?

30. Saio há dois anos com um rapaz que vive me dizendo que não quer nada sério comigo. Nos conhecemos antes de trabalharmos juntos (sou sua assistente). Ele já tentou terminar a relação várias vezes, mas eu insisto e acabamos voltando. Não quero ficar só. Minhas duas amigas se casaram e não tenho companhia para sair. O que devo fazer: saio da vida dele e sofro ou tento manter esse relacionamento mais um pouco?
ANDREA, São Paulo/SP
Andrea, o que mais deseja tentar se esse homem já disse que não quer nada sério com você? Agindo dessa forma, você se desqualifica, olha para si mesma e acha que não tem valor algum. Por isso faz de tudo, se desdobra para agradá-lo, pede para voltar. A questão é: por que se dá tão pouco valor? Por que não ama a si mesma? Provavelmente imagina que precisa ser perfeita para ter direito ao amor de alguém, que do jeito que é jamais conseguirá. Reflita e tente entender por que faz isso consigo mesma. É natural bater medo quando precisamos desfazer um vínculo. O problema é que, em nome dessa insegurança, você mantém uma relação que não a satisfaz. Já parou para pensar que teme sofrer pela perda de um namoro que nem sequer existe? Ter duas amigas casadas não é motivo para manter um relacionamento que não a completa. Acredite, o mundo está cheio de gente nova para você conhecer. Que tal matricular-se em uma academia, começar um curso... Se você se abrir, pessoas interessantes deverão aparecer na sua vida logo, logo!

31. Fico com um rapaz há quatro anos e temos certa intimidade. Mas sexo pra valer ainda não rolou. Tive uma grande decepção no passado e tenho medo que aconteça de novo. Por isso, menti para ele que era virgem. E agora não sei como falar a verdade. O que faço?
ANA CECÍLIA, Belo Horizonte/MG
Nós, da NOVA, só conseguimos ver uma saída: encarar a situação sendo sincera com ele. Fale com jeitinho, reforçando que gosta dele e que não quer perdê-lo. Existe a possibilidade de o seu namorado não reagir mal. Já pensou nisso? O que você não deve é manter um relacionamento baseado na mentira, concorda? Crie coragem e enfrente esse receio. Quem disse que vai se decepcionar de novo? E como vai descobrir se não correr o risco? Só assim conseguirá se entregar a uma relação verdadeira novamente.
Tenho muita dificuldade em levar relacionamentos adiante. Em três meses de namoro, no máximo, sou tomada por uma ansiedade imensa, me sinto presa, sufocada e termino. Isso só não acontece se eu estiver interessada no gato e ele não me der bola. Aí, fico obcecada, não enxergo nenhum outro à minha volta. O que eu faço para conseguir me envolver quando sou correspondida e não me sentir mal com demonstrações de carinho em público?
TATIANA, Brasília/DF
De acordo com a sua história, é provável que você sinta medo de amar. Daí o desinteresse quando conquista o gato pelo qual batalhou. A felicidade e as demonstrações de carinho em público passam a incomodá-la, a gerar um desconforto, porque lá no fundo você acredita que não merece ter um namorado bacana, que a ame. Muitas vezes isso ocorre por culpa e por sentimentos de inferioridade. A falta de coragem de ser feliz faz com que, em vez de questionar essas vozes interiores destrutivas, você acredite nelas. Se sua história amorosa é uma sucessão de lutas por relacionamentos impossíveis ou muito difíceis, é bom abrir os olhos. Para começar a se desvencilhar desse comportamento que só a prejudica, cuide-se mais, não só do corpo, mas da mente também. Arrume-se para você, e não para os outros, tenha objetivos em outras áreas da vida além da conquista, viaje com a turma. Enfim, ame-se.

32. Namoro há dois anos e ele sempre frequentou minha casa. O que me incomoda é o jeito folgado dele: abre a geladeira, coloca o pé na mesa de centro, não tira o prato da mesa. Como dar um toque no rapaz sem magoá-lo?
ANA PAULA, São Bernardo/SP
Em primeiro lugar, não chame a atenção dele na frente dos amigos ou familiares, o que pode deixá-lo constrangido. Tente dar as lições de bons modos de maneira firme, porém carinhosa. Afinal de contas, se essas atitudes do gato a incomodam, ele precisa saber. Diga, numa boa, que quando ele quiser algo da geladeira basta pedir a você. Em outra oportunidade, comente que seria muito bacana da parte dele tirar o prato da mesa. Seja sincera e respire aliviada. Use sempre o tom de cumplicidade, nunca de bronca. Ele tem que perceber que você está fazendo isso porque quer tornar os momentos a dois ainda mais prazerosos, e não para pegar no pé.
Namoro há pouco mais de um ano e tudo parecia perfeito até eu descobrir que tinha HPV. Abalou a nossa relação. Estou em tratamento e só agora meu namorado começou a apresentar os sintomas. Ele não me diz nada, mas sinto nos olhos dele a dúvida sobre como pegamos o vírus. É possível que tenha me passado e só então desenvolvido a doença? Eu só consigo pensar que o meu amor pode ter me traído e temo que ele alimente a mesma suspeita...
PRISCILLA, Santos/SP
Nem sempre o HPV vem de uma traição. Segundo especialistas, alguns tipos de vírus dessa doença sexualmente transmissível (DST) podem ficar até 15 anos incubados no organismo e só se manifestar numa fase de baixa resistência. Em geral, isso ocorre num período de fragilidade imunológica provocada por brigas, pela perda de um emprego ou até pelo aparecimento de outra doença que debilite o corpo. Ou seja, pode ser que você (ou ele) tenha pego o vírus num namoro anterior, por exemplo, e só agora a DST resolveu mostrar a cara. Além de receber a desagradável notícia de ser vítima de uma DST, a maioria dos casais entra num dilema: "Quem pegou primeiro?", "Quem traiu?" são perguntas que não param de ecoar. Em vez disso, seria mais saudável ocupar a mente com questões como "Qual é o tratamento?" e "Como lidar com essa doença?" Quanto mais informação você e ele tiverem a respeito do assunto, melhor. Afinal, a ciência já sabe que é possível pegar HPV até mesmo com o uso de toalhas, sabonetes e outros objetos pessoais, deixando claro que a culpa nem sempre é da infidelidade. Se mesmo assim ficar uma suspeita de traição, o melhor é ter uma conversa com ele. Descobrir se há motivo para um relacionamento extra. Nessa hora, é importante que os dois sejam sinceros e confiem um no outro. A relação vai sair fortalecida depois desse papo.

33. Apesar de namorarmos há cinco anos e meio, ele nunca fala em casamento. Não quero subir ao altar agora, mas gostaria de pelo menos saber que posso fazer planos para o futuro. Já conversei com meu amor sobre isso, porém ele respondeu que ainda não sabe o que quer. O que faço para que tome logo uma decisão?
LARISSA, Fortaleza/CE
Para resolver o problema, você vai precisar ter outra conversa com ele. Abra o coração, fale sobre as suas expectativas e ouça o que ele imagina para o futuro do namoro. Se até hoje você evitou esse papo por medo de descobrir que seu lindo não tem os mesmos objetivos que os seus, trate de tomar coragem. Só há chances de construir uma vida juntos se os dois jogarem limpo. Ele afirma que a ama e ainda assim não fala em trocar as alianças? Tente entender por que o namoro não vira noivado. Pode ser que o gato ainda não pense em casamento porque não ganha o suficiente para assumir as despesas de uma casa, tem problemas familiares ou ainda não está estabilizado na carreira. Se for esse o caso, há uma justificativa para a indecisão do rapaz, não é? Então, considere-a. Quando os dois estiverem preparados, você encomenda o vestido.

34. Como posso dizer a um amigo que estou gostando muito dele? Ele dá pistas de que quer mais que amizade. O que eu faço?
JULIANA, Maceió/AL
Não se declare com todas as letras. Faça melhor: dê sinais de que também quer mais que amizade. Quando ele começar a falar de outras mulheres, desvie a conversa. Nada de bancar a conselheira sentimental dele. Então, aproveite para abusar do toque durante os bate-papos. Comece esbarrando a mão no braço do bonitão durante uma conversa, depois evolua para atitudes mais explícitas: encoste sua perna na dele quando estiverem sentados próximos, dê um abraço mais apertado na hora de se despedirem... Que tal instigar a imaginação do moço? Quando o seu paquera ligar, conte que foi ao shopping comprar umas lingeries lindas (vale biquíni também). Ou fale que sonhou com ele, mas não revele o sonho, diga que tem vergonha de contar. Outra manobra certeira é livrar-se da turma e convidá-lo para um programa a sós. Para ser discreta, lance algo do tipo "Preciso espairecer. Você não quer tomar uma caipirinha comigo num bar?

35. O que eu faço para conseguir fisgar de vez um paquera que está mostrando interesse mas não toma nenhuma atitude?
JULIA, Curitiba/PR
Talvez ele esteja inseguro de chegar até você. Um dos fatores decisivos para que ele tome a iniciativa é a demonstração do seu interesse pelo gato. A melhor tática nesse caso é abandonar aquele ar misterioso (ou a timidez). Não economize sorrisos. E, quando estiver conversando com seu paquera, deixe escapar algum elogio. Diga que gosta de conversar com ele, que se diverte ao seu lado — claro, de uma forma bem natural, nada de planejar frases. O importante é aproveitar o momento juntos para deixar claro que quer ser mais que amiga dele. Se ainda assim o bonitão não entender o recado (e você continuar certa de que ele está na sua), quando for convidada para uma balada num barzinho ou danceteria, pergunte a ele se não gostaria de aparecer por lá.

36. Namoro há quatro anos, mas, de uns tempos para cá, não sinto mais vontade de estar com ele como antes. Nem na cama. Meu namorado é muito inseguro e possessivo, chegando até a ser estúpido. Antes eu engolia tudo. Agora eu solto os cachorros e a gente briga demais. Tenho medo de terminar e me arrepender, mas não estou feliz. Já pedi um tempo pra pensar, mas ele não topa. Não agüento mais brigar.
SILVIA, Santa Maria/RS
Há quatro anos você se apaixonou. E naquela época não estava preocupada em achar defeitos em seu namorado. Com a convivência, porém, passou a notar que uma ou outra atitude dele não era bem como o que você sonhou. Foi engolindo os sapos e agora não agüenta mais. Cabe a você decidir se vai continuar com ele ou não. Se quer terminar, mas falta coragem, saiba que é comum ficar adiando o dia de acabar uma relação por medo de se arrepender. O problema é que, em nome dessa insegurança, você está mantendo um relacionamento que pode já ter acabado. E pra que sofrer pela perda do que não quer mais? É claro que terminar não será indolor: você vai ficar algum tempo sozinha, seu namorado vai sofrer... Mas é melhor ele passar pelo baque e partir para outra do que viver o resto dos dias ao lado de uma mulher que não o ama, concorda? E você também poderá ficar livre para conquistar sua felicidade.

37. Namoro um rapaz há 7 meses e ele já quer encomendar um bebê. O problema é que ele foi muito apaixonado pela ex-mulher, de quem se separou há dois anos. Até hoje fala que tem medo de sua reação ao reencontrá-la. Além disso, sinto que muitas coisas que meu gato faz comigo, gostaria, na verdade, de ter vivido com a ex. Será que ele só está comigo para não ficar só?
FERNANDA, Macapá/AP
O fato de o seu namorado falar bastante da ex, não conseguir mantê-la longe da mente, pode indicar que ele ainda não virou a página. A questão é que talvez sua presença infle o ego dele e evite que sinta a perda da outra. O problema de se envolver com um rapaz que ainda não curou as feridas do antigo relacionamento é que você se torna tábua de salvação, protegendo-o da dor do coração partido. Assim que ele estiver curado, talvez não precise mais do seu carinho e atenção. Existe o risco também de ele querer mergulhar de cabeça na relação. Cuidado: talvez por não ter aceito o fracasso do romance anterior, esse rapaz esteja querendo criar a fantasia de um namoro perfeito. Por isso vai com tanta sede ao pote e já pede até filho. Melhor pisar no freio até ter certeza de que há uma ligação verdadeira entre vocês.

38. Estou a fim de um homem, aparentemente muito sério e reservado, que já demonstrou interesse por mim. Prestamos serviços para o mesmo cliente. O ambiente de trabalho é bastante formal, portanto não fico muito a vontade para me aproximar. Ele tem meu celular e até me ligou duas vezes. Na última, não percebi e ele parece ter ficado chateado. O que eu faço agora?
NEUZA, Ipatinga/MG
Telefona pra ele! Afinal de contas, se esse homem já demonstrou interesse e ligou duas vezes, merece um retorno seu. É importante que o rapaz saiba que você também está a fim. E ele só terá certeza disso se você tomar uma atitude. Diga que gostou de receber a ligação dele e deixe que o papo flua. Se perceber que está sendo correspondida, que tal convidá-lo para tomar um café depois do trabalho? A paquera vai acontecer naturalmente e você não precisa ficar com medo de errar ou dar alguma bola fora. Seja você mesma e não tenha receio de arriscar. Afinal, se gostou do rapaz e sentiu reciprocidade, tem mais é que investir! Está esperando o que para viver esse amor?

39. Estou ficando com um cara há um mês. Depois de uma semana juntos, falei que estava procurando um namorado. Ele disse que não queria compromisso, pois precisava de liberdade para sair com os amigos. Mesmo assim continuamos saindo. O que eu faço para ele assumir um relacionamento sério?
KELLY, Belo Horizonte/MG
Sabe o que funciona nesses casos? Relaxar. Quando ele a convidar para sair, vá e divirta-se. Se o rapaz não ligar, saia com as amigas, mas não o procure, deixe que ele venha atrás. Se isso acontecer, vocês acabarão se conhecendo e poderão até namorar. Homem tem um pouco de medo de ser encoleirado. Porém, quando percebe que se não assumir a relação vai perder uma mulher especial, cede por conta própria. Porque homem na praça querendo só galinhar tem de monte, mas existem os que procuram algo mais sério também. Você tem que ser achada, e não o contrário. Agora, se perceber que o moço quer mesmo é ficar solto por aí, considere a hipótese de partir para outra. Afinal, ele não é o único no universo e com certeza vai existir algum morrendo de vontade de namorar uma mulher como você.

40. Tenho 21 anos e namoro há 3 anos e 7 meses. O problema é que quando falo em noivado ou casamento, meu namorado muda de assunto, diz que ainda não está na hora, que não está preparado. Já estou ficando cansada dessa situação e começando a achar que o problema é comigo.
PAULA, São Paulo/SP
Seu namorado acha cedo para casar. E você, já se perguntou se está realmente pronta para dizer sim? Mesmo que não consiga tirar o olho da aliança das suas amigas, já tenha visto o filme O Pai da Noiva uma centena de vezes e morra de inveja de quem dá chá de panela, talvez não tenha parado para pensar no real significado de casar. Ficar sonhando com a cerimônia pode fazer você se esquecer de que no dia em que subir ao altar, sua vida mudará num piscar de olhos. E aí corre o risco de descobrir que não aproveitou sua fase de mulher solteira. Você mal entrou na casa dos 20! Relaxe e aproveite para se paparicar, se conhecer, crescer na carreira, descobrir o que realmente quer. Já pensou em morar sozinha e dar asas à sua porção independente? Além disso, aproveite a sua liberdade financeira e compre o que tem vontade (mesmo que seja os olhos da cara) para si mesma. Você pode e não precisa dar satisfação a ninguém! Esse tipo de compra é simbólico: faz bem ao ego, dá uma sensação de poder. E é um gostinho que uma mulher casada — mesmo que ganhe um bom salário — nem sempre pode ter.

41. Às vezes acho que meu namorado não sente por mim o mesmo tesão que do começo do namoro. O que faço para reacender nosso romance?
GABRIELA, Brasília/DF
Será que a relação está ligada no piloto automático e por isso ficou meio sem graça? Reflita se você continua investindo no namoro como antes: faz uma produção caprichada para sair com o gato, sugere programas bacanas, arma uma surpresinha romântica de vez em quando... Esses temperos são essenciais para manter o relacionamento quente. Agora, se está fazendo a sua parte, saiba que ainda assim, toda relação passa por altos e baixos. É comum, vez ou outra, achar que ele está sentindo um pouco menos de tesão por você e pode apostar que o bonitão também passa por isso, mesmo que não assuma. Para resgatar aquele encanto do começo do namoro, volte a ser o objeto de conquista dele. Como? Cuidando-se como se estivesse solteira. Produza-se para trabalhar, vá à academia, matricule-se num curso de línguas... Só de saber que circula por aí (entre outros homens, por que não?), seu amor dará mais valor a você. Além disso, cultive seus interesses e amizades e nem pense em viver em função do moço. Ao mesmo tempo que mantém seu querido ávido por você, também mostrará ser capaz de viver sem ele. Uma pitada de insegurança não faz mal a ninguém e vai reacender o interesse do seu namorado.

42. Meu namorado jamais demonstra ter ciúme de mim. Isso me incomoda muito. Às vezes penso que ele não me ama. Gostaria que sentisse pelo menos um pouquinho...
LAUREN, Rio de Janeiro/RJ
O fato do seu namorado não sentir ciúme não significa que ele não goste de você. Conversamos com o psiquiatra Paulo Gaudencio sobre o seu dilema e olha só qual a opinião dele: "Eu jamais conheci alguém que não sentisse um pingo de ciúme em um relacionamento amoroso. Nem homem, nem mulher. O ciúme é uma emoção absolutamente normal. Há, porém, variações de grau e intensidade, além de diversas maneiras de administrá-lo. O filósofo Platão comparou o ser humano a uma carruagem: os cavalos são os instintos, o cocheiro é a razão e as rédeas, a vontade. Segundo ele, a maturidade depende de quanto o cocheiro manda nos cavalos. O seu namorado pode estar domando muito bem seus cavalos, isto é, controlando seu sentimento com maestria. O ciúme é perfeitamente educável e pode ter suas arestas aparadas - para o bem da relação. Existe outro fato: em geral, os homens não costumam expressar abertamente o que Shakespeare definiu como o 'monstro de olhos verdes'. Só você pode saber se está se relacionando com um insensível, que não sente um pingo de ciúme, com um homem maduro, que temciúme e o controla, ou com alguém que não sofre nada porque não ama. Como descobrir a diferença? Por outros sinais que ele dá: o cuidado que tem com você, o brilho nos olhos, o tesão, etc. Definir se ele a ama ou não só pelo ciúme, desconhecendo todo o resto, não me parece nada razoável."

43. É difícil conviver com o ciúme do meu namorado. Percebo que ele se sente inseguro quando meu ex está por perto. Como devo agir?
MARIANA, São Paulo/SP
A melhor maneira de resolver a questão é conversando calmamente com seu namorado - sem brigar! Explique para o seu amor que esse ciúme não tem fundamento. Afinal, você gosta muuuito dele e não tem olhos para mais ninguém. Em seguida, peça ao seu gato que abra o coração a respeito do que sente. Mostre-se disposta a entender o lado dele. A próxima manobra é aproveitar as oportunidades que aparecerem para afagar o ego do ciumento. Faça carinho, demonstre sutilmente como ele é mais inteligente, mais bem-humorado e mais bonito (homem a-do-ra esse tipo de elogio) que seu ex. Segundo os psicólogos que entrevistamos, deixar claro que você tem muito mais a ver com seu atual é uma boa maneira de afastar esse tipo de insegurança. E fique esperta para perceber se alguma atitude sua não está estimulando o comportamento do seu namorado. Por via das dúvidas evite ser megacalorosa com o ex quando estiver na companhia dele.

44. Estou disputando um gato com uma outra garota da academia e quero entrar na briga pra ganhar. O que faço?
FERNANDA, São Paulo/SP
Antes de mais nada, não considere o jogo perdido. Acredite que é interessante o suficiente para conquistar esse paquera. Claro que se a outra está fazendo marcação cerrada, você vai precisar contra-atacar. Uma das estratégias é analisar o potencial da concorrência para poder oferecer ao homem-alvo muito mais atrativos que ela. Por exemplo: digamos que o bonitão se derreta todo com um visual sensual, e a danada, que parece mais rainha dos decotes, já percebeu isso e vive se debruçando em cima dele. Seja sexy também e vá além: esbanje bom humor e alto-astral! Mostre que é diferente da concorrente: explore as fraquezas dela e ofereça um benefício extra que o moço não espera. Assim se torna mais atraente que a outra. Boa sorte!

45. Vou a uma festa neste fim de semana e lá vai estar uma garota que vive dando em cima do meu namorado. O que faço se a perua resolver colocar as manguinhas de fora?
CLÁUDIA, São Paulo/SP
Cláudia, em primeiro lugar, produza-se linda para a festa. E saia de casa se sentindo poderosa. Na balada, não dê chance de ela ficar a sós com seu namorado. A abusada chegou cheia de amor pra dar, abraçando e beijando o seu gato? Não perca o rebolado, respire fundo e cumprimente a moça com tranqüilidade. O desafio é mostrar segurança e colocar a sujeita no lugar dela. Como conseguir a façanha sem, claro, apelar para cotoveladas ou empurrões? Use a linguagem corporal: passe a mão em volta da cintura dele, dê um beijo, faça uma brincadeirinha que só vocês dois entendem... Tudo sem que o seu amor perceba que é de caso pensado. Caso a garota insista em lançar olhares ou se insinuar, a saída mais adequada é tirar o moço do alcance dela. Mas de um jeito discreto. Diga ao seu gato que gostaria de sentar numa mesa mais próxima do bar, ir para a pista dançar ou, se já tiverem curtido bastante a balada, vale até sugerir irem a outro lugar mais interessante só com ele (quem sabe o motel?). E saia do ambiente à francesa. Conselho de amiga: nada de fazer cara feia ou lançar um olhar de reprovação à víbora. Isso só vai levá-la a se sentir mais confiante e estimulada a provocar. Nunca deixe a situação virar um barraco a moça, nunca se sabe, pode gostar de baixaria. Lembre-se: uma mulher nunca, nunquinha, desce do salto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.