10 maio 2007

Uma Lição de Estratégia

PAI: Filho, escolhi uma ótima moça para você casar.
FILHO: Mas pai, eu prefiro escolher a minha mulher.
PAI: Meu filho, ela é filha do Bill Gates.
FILHO: Bem neste caso eu aceito.

Então o pai negociador vai encontrar o Bill Gates.

PAI: Bill, eu tenho o marido para a sua filha.
BILL GATES: Mas a minha filha é muito jovem para casar.
PAI: Mas esse jovem é vice-presidente do Banco Mundial.
BILL GATES: Neste caso tudo bem.

Finalmente o pai negociador vai ao Presidente do Banco Mundial.

PAI: Sr. presidente, eu tenho um jovem recomendado para ser vice-presidente do Banco Mundial.
PRES. BANCO MUNDIAL: Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, inclusive mais do que o necessário.
PAI: Mas Sr., este jovem é genro do Bill Gates.
PRES. BANCO MUNDIAL: Neste caso ele pode começar amanhã mesmo.

Moral da história: Não existe uma negociação perdida à partida. Tudo depende da estratégia que se adopta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.