O cor-de-rosa é para as meninas e o azul é para os meninos.
O preconceito que acompanhou várias gerações, impondo-se como verdade, foi agora confirmado através de uma pesquisa do Instituto de Neurociência da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, publicada esta terça-feira na revista científica Current Biology, escreve o Globo.com.
Até agora, não existiam provas sustentadas de que o sexo masculino e o sexo feminino tinham uma preferência pronunciada por determinadas cores, embora já se soubesse que os seres humanos em geral tendem a apreciar a cor azul.
Os dois pesquisadores, Anya C. Hurlbert e Yazhu Ling, convocaram 208 voluntários com idades entre 20 e 26 anos e pediram que, através de uma série de quadradinhos coloridos no computador, cada um escolhesse a sua cor preferida.
A maioria dos participantes eram britânicos, mas os investigadores incluíram 37 jovens chineses que só estavam em terras britânicas há cerca de um ano, como forma de tentar medir a preferência da cor independentemente dos ditames culturais ocidentais.
O resultado foi inequívoco: todos tendiam a gostar de azul, mas as mulheres preferiam a parte mais avermelhada do espectro de cores próximo do azul, ou seja, tons de rosa e lilás.
Os cientistas acham que a preferência por esses tons entre as mulheres pode ser o resultado da evolução da espécie humana.
Fonte:
2007/08/21 | 13:00
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=845069
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.