24 setembro 2007

As tuas verdadeiras amigas são aquelas que permanecem junto de ti, mesmo se te acontecer algo de mal na tua vida (por exemplo, ficares desempregada).

<<Afinal nada de extraordinário se passou comigo, infelizmente digo nada de extraordinário porque nos dias que correm não é de todo extraordinário ficar sem trabalho de um dia para o outro. Milhares de portugueses passam ou passaram pelas mesmas dificuldades que eu passei, e ainda passo, neste nosso “cantinho à beira-mar plantado”. Despretensiosamente partilho com todos e cada um de vós a minha experiência, não porque seja um exemplo para quem quer que seja, não porque sou melhor, não porque pense ser alguém muito importante e sábio que mereça ser lido e seguido, mas precisamente pelo contrário, porque sou igual a todos vós que me estão a ler, porque apesar de ter feito parte daquele grupo de “pseudo eleitos” que aparece na televisão e nas páginas das revistas nunca deixei que tal desiderato me “subisse à cabeça” porque tenho como verdade adquirida que o facto de ser, ou ter sido conhecido, não faz nem fez de mim melhor que o mais anónimo dos anónimos cidadãos deste e de qualquer outro país.>>.

<<Durante todos estes onze anos cometi erros, não nego, mas pensava ter feito alguns amigos. Já aqui falei naqueles que têm dito presente, que têm feito questão de deixar a sua marca na minha vida, não os esqueço e estarão, sempre, no meu coração, nas minhas preces. Tenho, no entanto, algumas desilusões, alguns a quem ajudei, a quem sempre devotei amizade e que pura e simplesmente se esqueceram... É que se de alguns nunca esperei nada, da mesma forma que nada teriam a esperar de mim, de outros esperava uma palavra amiga, o seu apoio, mas nada recebi.

Esta vida de desempregado tem sido uma boa escola, tenho visto quem são as pessoas com quem posso contar.

Cada vez me convenço mais que neste “Mundo” dos “Media” os favores são pagos, muitas vezes, com a própria alma. Só assim se compreende que, nomeadamente no jornalismo desportivo, os “Opinion Makers” sejam quase sempre os mesmos, senão vejamos: o responsável de um jornal on-line é igualmente responsável pela editoria de desporto de uma televisão, comentador de uma rádio e colunista de um jornal. Contudo, nada tenho a apontar à sua postura enquanto pessoa e enquanto profissional mas já não posso deixar de registar que, curiosamente, um dos responsáveis desse jornal nada fez para me ajudar, mas já deu trabalho a quase todos os seus amigos. Curioso é que eu pensava fazer parte do seu grupo de amigos.>>.

José Carlos Soares.


Fonte:

Livro “Diário de um Desempregado” de José Carlos Soares:

http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=0&catalog=livros&categoryN=Livros&category=comunicacao&product=9789896010522

Observação: Descobri acidentalmente que o autor desta obra será Mestre Maçon na Grande Loja Legal de Portugal (GLRP) de acordo com o seguinte post:

http://a-partir-pedra.blogspot.com/2007/09/diario-de-um-desempregado.html

http://dasenhoradomonte.blogspot.com/2005/01/era-uma-vez.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.