23 setembro 2007

Como é que se reconhece uma amizade?

Ela convidou um casal amigo e um outro amigo para jantar numa sexta-feira num restaurante perto do mar.

Eles aceitaram e ficaram todos muito felizes pela iniciativa tão original.

Depois de uma semana de trabalho extenuante parecia o ser escape ideal para aliviar a tensão acumulada da personalidade profissional tão distante do que cada um deles é verdadeiramente.

No final da tarde de sexta-feira conseguiram reunir-se todos na casa do casal e dali partiram para a praia que lhes traria as iguarias de um restaurante cujo sabor já residia na memória culinária de cada um deles há bastante tempo, facto que os levava vezes sem conta a regressar àquele local perto do mar.

Durante o caminho, Ela recebe uma chamada inesperada de uma outra amiga que, pela sua voz trémula e nervosa, acompanhada de um discurso desorientado, lhe pedia encarecidamente a sua ajuda para estar presente naquela hora perto dela porque a sua mãe estaria a morrer numa cama de um hospital privado, em fase terminal, devido a um cancro nos ossos.

Ela não hesita e consola a amiga dela dizendo-lhe para não se preocupar que irá ao encontro dela imediatamente, desligando a seguir o telefone, ao mesmo tempo que pede ao seu amigo para voltar para o sítio onde tinha deixado o seu carro.

Todos os que estão no carro são testemunhas daquela conversa mórbida e em acto de profundo respeito e inundados de pensamentos contraditórios sobre o sentido da vida, compreendem a necessidade do regresso e da consequente interrupção do que se planeava para o jantar.

Ela triste, quase antecipando o que lhe reservava a noite ao lado daquela sua amiga da qual a mãe já não teria muito mais do que algumas horas de vida, fez um enorme esforço interior para ficar lúcida e despedindo-se do casal amigo e do outro amigo, conduziu rapidamente em direcção ao hospital.

Este episódio é apenas uma das pequenas e muitas histórias que fazem parte da minha vida.

Eu gostei muito da nobre atitude que aquela minha amiga teve ao imediatamente se aperceber que a sua presença junto da sua amiga seria o único reconforto que poderia lhe dar naquele momento tão difícil, tendo tido o privilégio de observar uma das facetas humanas mais bonitas que existia dentro daquela grande mulher, minha amiga.

Nesse dia procurei encontrar uma explicação para o que tinha acontecido.

Descobri duas citações do mesmo autor adequadas àquela situação, em livros distintos:

- “O que está para trás de nós e o que está à nossa frente são coisas pequenas quando comparadas com o que está dentro de nós.”

Ralph Waldo Emerson.


in “As grandes questões da vida – como a Filosofia pode mudar o nosso dia-a-dia”, de Lou Marinoff.

- “Há momentos em que temos o poder de dizer sim à vida. Então, a paz entra em nós e torna-nos inteiros.”

Ralph Waldo Emerson.

in Zen e a Arte de Amar”, de Brenda Shoshanna.

A amizade é uma oportunidade rara e um desafio original que permite às pessoas nela envolvidas viverem vidas mais felizes e crescerem interiormente através da tomada de consciência das potencialidades humanas latentes, ao transformar a resolução dos problemas numa aventura exaltante, tanto nos bons como nos maus momentos.

Ter hoje uma amiga é como ter um tesouro que nos estimula o pensamento e a nossa vivência ao revelar-se fundamental para a arte de saber viver.

Quantos de nós sabem o que é a felicidade de ter uma amiga como aquela da qual comungo a minha amizade?

O autor do blog

Fontes:

Livro “The Big Questions: How Philosophy Can Change Your Life”, de Lou Marinoff.

http://www.editpresenca.pt/catalogo_ficha_livro.asp?livro=3793



Livro ““Zen e a Arte de Amar”, de Brenda Shoshanna.

http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=157212


2 comentários:

  1. Peço desculpa por só hoje lhe responder,mas so hoje abri o meu email e nao queria passar a sua simpatia,respeito e cordialidade sem lhe dar resposta.
    Obrigado.
    Quanto ao tema,amizade,queria so acrescentar que os amigos esses sim sao os pilares da nossa vida. "... poderia perder todos os meus amores,mas nao conseguiria viver sem os meus amigos".
    São os que nos levantam,os que se riem e choram connosco,e a unica coisa que pedem sem pedir, em troca é a nossa presença e bem estar.
    BJs
    Volto mais vezes.

    ResponderEliminar
  2. A amizade e o amor são tópicos de conversas que devem ser, sempre que fôr possível, acompanhadas de cerejas e chocolate quente, pelo menos, aqui neste meu blog …

    Inspirei-me naquilo que me disse e no que consegui encontrar à pressa em jeito de remate:

    “Homens sempre querem ser o primeiro amor da mulher, e mulheres sempre querem ser o último romance do homem.” - Oscar Wilde.

    Volte sempre que o seu coração a levar aqui a este meu blog …

    O autor do blog.

    Fonte:
    http://members.fortunecity.com/consciencia1/pensamentos10.html

    ResponderEliminar

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.