15 julho 2007

Lembras-te do post de 13 / 07 / 2007 intitulado “Passando por Ibiza ... A Loucura do Verão!” ...

… Pois é! Virou-se tudo ao contrário por aqui, aliás como podes comprovar pelas notícias …

Novas fugas de gasóleo no navio afundado em Ibiza

Limpeza das praias em Ibiza, afectadas pelo combustível derramado, parece não incomodar veraneantes.

Os mergulhadores que realizam inspecções de rotina ao navio mercante Don Pedro, que se afundou em Ibiza na quarta-feira e está a largar gasóleo, detectaram ontem uma nova fuga de combustível, informaram fontes da autarquia local.

Devido à nova fuga de gasóleo, o Ministério espanhol do Fomento decidiu acelerar os planos de extracção de combustível, afirmou ontem a directora de Salvamento Marítimo, Pilar Tejo.

A descoberta das novas fissuras acontecem no dia seguinte às autoridades terem dado por concluídas as acções de selagem das fendas do barco, que se afundou a uma milha náutica do porto de Ibiza e a 43 metros de profundidade.

O director-geral de Qualidade Ambiental e Litoral do Governo regional balear, Josep Lliteres, indicou que a pequena dimensão das fugas não deverá constituir grande problema, ainda que de momento se desconheça a sua origem.

Por outro lado, considerou que as novas fugas são normais num acidente com estas características já que o combustível armazenado tende a encontrar novas vias de escape.

Entretanto, a organização ambientalista Greenpeace apresentou à Polícia Marítima espanhola uma denúncia contra a armadora Iscomar, proprietária do navio Dom Pedro, para apurar se esta terá cometido um crime ambiental.

Fontes contactadas pela agência espanhola EFE indicaram que as praias encontravam-se ontem em “bastante bom estado”, apesar de continuarem vedadas ao público, como medida de precaução devido à existência de gasóleo no litoral.

Equipas especializadas tinham conseguido - ao início da tarde de sexta-feira - selar a fuga de gasóleo do navio Don Pedro.

Nas últimas 48 horas o navio lançou várias toneladas de combustível ao mar, ao longo da costa sudeste da ilha de Ibiza.

Até ao momento, as equipas oficiais e voluntárias envolvidas nas operações de limpeza conseguiram recolher 35 toneladas de combustível, segundo explicou aos jornalistas a ministra do Fomento espanhola.

As praias mais afectadas são Talamanca, Ses Figueretes e Platja Den Bossa.

Grande parte das operações de limpeza estão a ser conduzidas pelo navio Clara Campoamor, que está a recolher o combustível ainda no mar, enquanto equipas em terra limpam a areia e as pedras da costa.

Alvarez explicou que “não há motivo para intranquilidade”, ainda que se tenha escusado a dar um prazo para que se recupere a normalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.