Ter uma alimentação equilibrada durante a gravidez deve ser um dos objectivos das mulheres grávidas, daí que seja, fundamental saber quais os alimentos mais importantes para uma gravidez saudável, bem como quais são as proibições alimentares.
* Necessidades diárias da mulher grávida
* Existem excepções?
Necessidades diárias da mulher grávida
Todas as refeições, mas em especial as das grávidas, devem ser compostas por alimentos pertencentes aos vários grupos alimentares. É, pois, importante que a futura mãe consuma diariamente hidratos de carbono, vitaminas, minerais e proteínas, que podem ser encontrados em variadíssimos alimentos.
É conveniente saber qual a opinião do médico que acompanha a gravidez, para que analise a situação concreta da futura mãe, mas existem regras gerais que devem ser seguidas.
# Leite, queijo e iogurte
Deve-se ingerir uma chávena almoçadeira de leite, um iogurte e 120g de queijo. É preferível escolher alimentos com baixo teor de gordura e quem não puder comer produtos lácteos pode sempre optar por amendoins, amêndoas secas ou vegetais de folhas verdes.
Estes alimentos são ricos em proteínas, fósforo, vitaminas e cálcio, sendo este último importantíssimo para o desenvolvimento ósseo do bebé.
# Carne, peixe, aves, frutos frescos e ovos
Um ovo e 150 gr. de carne, branca ou vermelha, ou de peixe, por dia, é suficiente. Deve ser dada preferência às carnes magras, evitando-se os fritos e assados com gordura.
Estes alimentos são ricos em vitamina B, proteínas, zinco e ferro. O ferro é fundamental pois auxilia na produção de glóbulos vermelhos e previne a anemia.
# Pão, arroz, massa e cereais
Bastará uma fatia de pão, 30g de cereais crus, meia chávena almoçadeira de cereais cozinhados, de arroz ou massa, e uma batata média ou grande. É desejável que se opte por pão integral e cereais com fibra.
Estes alimentos fornecem-lhe hidratos de carbono, vitaminas, fibras e minerais.
# Fruta
Uma maçã, uma laranja, uma banana média, três quartos de uma chávena almoçadeira de sumo. Escolha fruta fresca e sumos naturais sem açucar.
As frutas são ricas em vitaminas A e C, potássio e fibras.
# Vegetais
Bastará uma chávena almoçadeira de saladas cruas e meia chávena de vegetais cozinhados. Deve ser dada preferência aos vegetais verde escuros tais como espinafres e bróculos, e ainda ervilhas, cenouras e milho.
Estes vegetais fornecem-lhe vitaminas A e C, minerais como o magnésio e o ferro e ainda o ácido fólico.
Existem excepções?
Sim. Há mulheres que, quando engravidam, necessitam de uma atenção especial quanto à sua dieta alimentar. Estão nessa situação as mulheres que têm excesso de peso, aquelas que têm peso a menos, as grávidas adolescentes, as grávidas de gémeos, as diabéticas - quer aquelas que já o eram, quer as que se tornaram durante a gravidez. Todos estes casos necessitam de ser cuidadosamente acompanhados pelo médico, designadamente quanto à escolha da sua alimentação.
Fonte:
http://bebes.clix.pt/biblioteca/noticia.asp?IDNoticia=347
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.