20 junho 2007

E já dizia o Michael Porter: O futuro deste país está no turismo! ... E ... o resto? O resto ... bem, o resto é (pura) conversa, meus caros senhores!

"Investidores estrangeiros abrem hotel de luxo em Alijó.

Um grupo de investidores estrangeiros vai abrir no final do mês um hotel de luxo na Quinta da Romaneira, região do Douro, com 14 quartos, sete apartamentos, um SPA e produção vinícola própria.

A apresentação do projecto realiza-se sexta-feira em Cotas, concelho de Alijó, e vai contar com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Os 12 investidores, franceses e ingleses, vão apostar no turismo e na componente da viticultura numa das maiores quintas da Região Demarcada do Douro, com 400 hectares.

A Romaneira situa-se na margem direita do rio Douro, a montante do Pinhão, e foi adquirida em 2004 por um grupo de 12 investidores, liderados pelo britânico Christian Seely, director-geral da Quinta do Noval.

A propriedade tem uma frente de 2,5 quilómetros de rio, três estações de caminho-de-ferro e mais de 50 quilómetros de estradas no seu interior.

Fonte do projecto disse à Lusa que até final de Junho abre o hotel de luxo Quinta dos Sonhos, que resultou da reabilitação das casas da quinta.

O objectivo foi introduzir um conceito "diferente dos hotéis habituais", seguindo a tipologia das unidades que o grupo detém em Marrocos, os hotéis Dar Ahlam e El Khiam Ahlam.

O hotel vai abrir com 14 quartos e sete apartamentos espalhados pela propriedade e com vista para o rio e as vinhas, inseridos no coração do Douro Património Mundial da UNESCO.

Os quartos e apartamentos estão equipados com ar condicionado e lareira, mas sem televisão nem telefone.

Na propriedade, os turistas poderão fazer percursos pedrestres, andar de bicicleta, passear de barco ou canoagem e ver como se produzem os vinhos.

Terão ainda à sua disposição uma viatura todo o terreno, um ginásio ou uma sala de cinema.

O SPA "Carapata" abre em Outubro e em Setembro começa a funcionar, o restaurante que ficará à responsabilidade dos chefes de cozinha Philippe Conticini (la Table d`Anvers, Petrossian, Paris) e Miguel Castro e Silva (Bull&Bear, Porto).

Segundo a fonte, a quinta possui 76 hectares de vinha, nos quais são produzidos 55 mil litros de vinho do Porto (Tawny, Colheita, LBV, Ruby ou Vintage) e 15 mil litros de vinhos do Douro (tinto, branco e rose).

Os investidores replantaram 40 hectares de vinha, 15 dos quais em socalcos, reabilitaram os restantes hectares, recuperaram muros, socalcos e caminhos e produzem ainda azeite."

in

http://www.rtp.pt/index.php?article=287262&visual=16

2007-06-20 15:05:01, LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.