16 julho 2008

Curiosidades "Calientes" ...

Divinas, rainhas do varão no Dia Internacional da Dança.


Paredes brancas, chão vermelho e espelhos ao fundo poderiam tornar esta sala num trivial espaço para aulas de dança. Apenas três varões estrategicamente ali colocados deixam antever coisa diferente.

Está prestes a começar um workshop de dança do varão, que promove a desinibição em privado de esposas, namoradas e mulheres em geral. O objectivo passa por torná-las mais femininas, sensuais e confiantes, e não a formar strippers como se poderia pensar. A diferença é capital. Aqui ninguém se despe mas no privado de suas casas cada qual faz o que quer.“You can leave your clothes on…”As alunas, sublinhamos, exclusivamente do género feminino, estão vestidas de uma forma confortável com t-shirts e calças de treino. Não as da fotografia que são do segundo nível e foram de tal forma simpáticas que não se importaram de posar para nós. Porém, para tirar melhor partido das aulas, aconselha-se o uso de sapatos com saltos de 12,5 cm ou mais, que algumas envergam. Este é, talvez, o único “material obrigatório”.Ao contrário das aeróbicas e outras modalidades ultra-ritmadas, a dança do varão tem de ser lenta. Porque são os passos em slow motion que trazem sensualidade. Se no primeiro nível das danças de varão não se sobe, só se aprende a descer, mas com elegância - é preciso que se diga - no segundo então já se “voa” e no terceiro aprende-se o mais difícil: a subir. E qualquer uma consegue? A aluna mais velha que por aqui passou tinha mais de 60 anos. Por aqui se vê.

Segundo nos explicou Teresa Mendes, proprietária e professora do Círculo de Dança de Lisboa, esta dança é essencialmente técnica e portanto, mais ou menos facilmente apreendida, consoante a destreza de cada um. Varramos do espírito uma série de preconceitos. Em França e nos Estados Unidos, a dança do varão já atravessou os limites dos clubes de striptease e virou moda. Vamos a isto...A professora faz sempre os exercícios com todas as alunas (máximo de oito aprendizes) cada uma na sua vez. Também se treina passos e pequenas coreografias com cadeiras, com o processo a seguir o mais lento que se consiga.

Os olhares, os movimentos da cabeça e cabelo, a forma de colocar o pé ou a mão, tudo conta. Pormenores destes passam ao lado de quem dá os primeiros passos neste tipo de dança, mas que são fundamentais na altura de seduzir a “vítima”. No final dos workshops segue-se uma “visita de estudo”... a uma casa de strip feminino, agora já com um olhar mais crítico e certeiro.Maridos e namorados entusiasmados chegam a pagar os workshops. Alguns já estão até impacientes para verem os resultados. Certo, e depois, como pôr em prática estas acrobacias?Não é preciso trepar postes ou coisa parecida. O Círculo de Dança de Lisboa vende varões (fixos) por 200 euros ou aluga (amovíveis, sem necessidade de furos) por 25 euros por dia. Acreditem no que vos contamos. Depois deste workshop nunca mais se olha para um varão da mesma maneira. Nem sequer o do metro em hora de ponta.

CONTACTOS:Círculo de Dança de LisboaRua Adelaide Cabete, 6 – CarnideTel.: 217 120 600Email: info@circulodedancadelisboa.comURL: www.circulodedancadelisboa.com

Paula Oliveira Silva, 2006-06-07 .


INFORMAÇÕES ÚTEIS
Este workshop tem uma duração de dois meses, em aulas de uma hora por semana. No total são oito sessões por 150 euros. Ou então pode optar pelo workshop intensivo aos sábados durante um mês. Para além dos Ritmos Latinos, das Sevilhanas, da Capoeira, Dança jazz, do Forró, e da Dança do Ventre, entre outras, o Círculo de Dança de Lisboa tem outros workshops de nomes engraçados como a Dança a Par para “Pé de Chumbo”, a “Valsa para Casamentos” (4 aulas particulares) e as “Despedidas de Solteira” (sessão de duas horas).

Fonte:
http://www.lifecooler.pt/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=3956&rev=2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.