27 agosto 2007

As ruas das cidades fecham-se ... abrem-se novos caminhos alternativos ...

O que é que Lisboa e Londres, neste período de tempo, têm de tão diferente entre si enquanto cidades de um valor cultural insubestimável e nalguns aspectos têm tanto que aprender mutuamente no que respeita à devolução dos seus espaços às pessoas? …

Eu não sou assessor político mas ... até tinha jeito para ricas ideias de como atrair o turismo mundial dos 4 cantos do mundo …



1. LISBOA:

Uma das dez medidas prioritárias anunciadas por António Costa.

Terreiro do Paço sem carros ao domingo.

22.08.2007 - 10h21, Inês Sousa.

Aos domingos os carros serão substituídos por pessoas e animação.

As vias laterais do Terreiro do Paço vão passar a estar encerradas ao trânsito aos domingos, no âmbito da iniciativa "aos domingos o Terreiro do Paço é das pessoas", promovida pela Câmara de Lisboa. Cumpre-se assim uma das dez medidas prioritárias anunciadas pelo presidente do município, António Costa.

O objectivo principal desta iniciativa, a começar já no próximo domingo, é "iniciar a devolução do Terreiro do Paço às pessoas e o rio à cidade", disse António Costa em conferência de imprensa realizada ontem. O autarca acrescentou que a concretização desta medida irá "começar de uma forma prudente, apenas aos domingos" e só depois se poderá pensar numa eventual extensão a outros dias.

António Costa adiantou que esta medida representa um investimento de apenas 5600 euros, acrescentando que se orgulha de dizer isso "numa fase de contenção de despesas". No local passarão a estar ao dispor dos lisboetas, aos domingos, actividades como exposições, ciclos de cinema, jogos tradicionais, palestras e passeios de divulgação científica. Além disso haverá feiras do livro, uma biblioteca itinerante, postos de aluguer de bicicletas, skates, patins e passeios a cavalo.

Já no próximo domingo os participantes poderão também assistir, em postos de visionamento individual, a filmes de Ingmar Bergman e de Antonionni, bem como frequentar aulas de yoga e tai chi.

Fonte:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302878&idCanal=undefined

Iniciativa "Aos domingos o Terreiro do Paço é das pessoas" apresentada hoje pela Câmara.

Uma das promessas de campanha de António Costa.

A Câmara de Lisboa apresenta hoje a iniciativa "Aos domingos o Terreiro do Paço é das pessoas", que inclui o encerramento ao trânsito das vias laterais daquela grande praça da capital.

O encerramento ao tráfego automóvel das laterais do Terreiro do Paço e o troço da Ribeira das Naus entre o Largo do Corpo Santo e o Campo das Cebolas arranca no próximo domingo.

A iniciativa será apresentada em conferência de imprensa no Welcome Center de Lisboa, às 17:00.

Esta foi uma das dez medidas prioritárias anunciadas pelo presidente da Câmara, António Costa (PS), para o início do mandato.

O início do pagamento da dívida, a limpeza da cidade e o combate ao estacionamento ilegal foram outras medidas anunciadas, bem como a recuperação de quase 200 passadeiras junto às escolas, operação que começou hoje.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

2007-08-21 06:20:01

Fonte:

http://www.rtp.pt/index.php?article=294963&visual=16&rss=0

Lisboa: Iniciativa "Aos Domingos Terreiro do Paço é das Pessoas" arrancou hoje com pouca adesão

26 de Agosto de 2007, 13:52.

Lisboa, 26 Ago (Lusa) - A Praça do Comércio, em Lisboa, passa aos Domingos, a partir de hoje, a ser espaço reservado aos peões e à animação de rua, mas na manhã do primeiro dia da iniciativa o Terreiro do Paço esteve ainda longe de atrair o entusiasmo dos lisboetas.

"Aos Domingos Terreiro do Paço é das Pessoas" é uma das dez medidas prioritárias anunciadas pelos presidente da Câmara, António Costa, para o inicio do mandato e implica o encerramento ao tráfego automóvel das laterais do Terreiro do Paço e o troço da Ribeira das Naus entre o Largo do Corpo Santo e o Campo das Cebolas.

A ideia é revitalizar a zona e transformar o Terreiro do Paço numa alternativa para os passeios de domingo dos lisboetas e, apesar da pouca afluência de pessoas no arranque da iniciativa, aqueles que já aproveitaram hoje a ausência de trânsito manifestaram-se satisfeitos.

"Eu acho muito bem", diz à Lusa Cidália Moreira, 63, "porque agora vê-se movimento e dantes via-se muito pouco e a mim motiva-me a sair de casa".

Basílio Moreira, 62, por outro lado, lembra a altura em que "trabalhava por aqui perto e (o Terreiro do Paço) estava sempre cheio de carros".

"Acho que se devolve o Terreiro do Paço ao povo, aos domingos não se via ninguém e agora tem gente", defende.

A animação, entre jogos de mesa, espaço de leitura, exposições fotográficas, grupos musicais, aluguer de bicicletas ou actividades circenses, será presença permanente entre as 08:00 e as 20:00 horas.

"Agora, basicamente o que nós precisávamos é que se finalizassem estas obras (do metro do Terreiro do Paço), porque temos este estaleiro já há dez anos, e que se devolvesse o Tejo à cidade", defendeu João Neves, 42, que gostava de que a filha, com 5 anos, também pudesse usufruir "de uma das praças mais bonitas de Lisboa".

Para promover a iniciativa, os autocarros da CARRIS com saída, destino ou passagem pelo Terreiro do Paço circularão gratuitamente.

Em Setembro está previsto o lançamento de um bilhete combinado entre a CARRIS, o Metro e os parques de estacionamento associados à iniciativa - Martim Moniz, Praça da Figueira, Restauradores, Santa Apolónia, Portas do Sol, Largo Camões, Calçada do Combro e Largo Vitorino Damásio, para enconrajar os lisboetas a deslocarem-se ao Terreiro do Paço, sem recorrerem ao automóvel.

Devido ao encerramento ao trânsito entre as 08:00 e as 20:00, a alternativa para quem vem da zona Oriental com destino à Rua da Prata e Cais do Sodré será através do circuito: Avenida Infante D. Henrique, Rua Cais de Santarém, Rua da Alfândega, Rua da Madalena, Rua do Comércio, Rua da Prata, Praça do Município e Rua do Arsenal.

Para quem vem da zona Ocidental com destino à Rua da Prata e Santa Apolónia, a alternativa será garantida através do circuito: Cais do Sodré, Rua do Arsenal, Praça do Município, Rua de São Julião, Rua dos Fanqueiros, da Prata e da Madalena, Rua da Alfândega e Avenida Infante D. Henrique.

A alternativa para o trânsito vindo do Rossio com destino à zona Ocidental será através das ruas do Ouro, Comércio, Praça do Município, Rua do Arsenal e Cais do Sodré ou Rua dos Remolares e Praça D. Luís I.

Para o tráfego vindo do Rossio para a zona Oriental, a alternativa são as ruas do Ouro, São Julião, Fanqueiros, Alfândega para o Campo das Cebolas e Rua Cais de Santarém ou Avenida Infante D. Henrique.

A autarquia irá colocar painéis de informação de zona condicionada em diversos locais, nomeadamente em Santa Apolónia, Avenida D. Carlos I e Marquês de Pombal.

SV/ACL.

LusaTV/Fim

Fontes:

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/QAPFLdE8wFE4cO3JT6oVNg.html

http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01010201260807&id_user=

http://www.cm-lisboa.pt/?id_item=14602&id_categoria=11


2. LONDRES:

London: Notting Hill Carnival - Road Closures for Carnival.

Road closures for Carnvial will begin at 7am on Sunday 26th August.

They’ll be taken down as soon as Police think it is safe to do so, following the finish of the Carnival.

All road closures should be removed by early Tuesday morning (28th).

Closed Roads Include:

Westbourne Park Villas

Westbourne Park Road

Westbourne Gardens

Bishops Bridge Road

Inverness Terrace

Westbourne Grove

Queensway

Pembridge Road

Pembridge Gardens

Ladbroke Road

Ladbroke Grove

Ladbroke Square

Landsdowne Road

St Johns Gardens

Elgin Crescent

Blenheim Crescent

Lancaster Road

Cambridge Gardens

Oxford Gardens

St Marks Road

Barlby Road

Great Western Road

Elgin Avenue

Fontes:

http://www.itvlocal.com/london/carnival/knowledge.htm

http://www2.meridiantv.com/itvlocal_docs/uploads/notting_hill_carnival_route_planner_2007.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.