23 agosto 2007

As novelas bloguistas ...

Fonte da imagem publicada acima:

http://apdeites2.cedilha.net/?p=609



Alegações finais de Luís Filipe Menezes (Presidente da Câmara de Gaia): Ao menos eu escrevo e sei o que é um blogue.

http://dn.sapo.pt/2007/08/23/nacional/alegacoes_finais_luis_filipe_menezes.html

Francisco Almeida Leite.

Leonardo Negrão (imagem).

Foi ontem noticiado que o seu blogue pessoal tem conteúdos da Wikipédia e de outras fontes assinados por si.

É uma questão irrelevante. Não há nada a esconder. O meu blogue existe há dois anos, tem textos meus que eu publico nos jornais e depois tem referências a efemérides e a personalidades e, para isso, fazem-se pesquisas.

Quem é que as faz?

Um colaborador meu.

Um colaborador seu da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia?

Não é assim. Ele, para além de ser meu colaborador na câmara, é militante do PSD e é meu amigo. Dá-me essa ajuda fora das horas de serviço, em casa.

Quem é?

É o Pedro Fonseca.

E a partir de agora?

Vamos corrigir o que está mal, se bem que devo dizer-lhe que essas pesquisas estavam entre comas. Uma questão destas só é importante para quem não faz ideia do que é um blogue. Eu, ao menos, tenho um blogue, escrevo artigos. Outros não escrevem, nem sabem o que é um blogue.

Mas assume que isto poderá ter prejudicado o arranque da sua campanha interna no PSD?

Não, de forma alguma. As coisas são como são. Vamos corrigir o que estava mal, indicar onde são feitas as pesquisas e continuar a usar as comas.

Já sabe quantos militantes não pagam quotas?

Não temos acesso a esses dados.

Isso prejudica-o?

Há uma tentativa de branqueamento, que é visível. O dr. Marques Mendes condenou o PSD a uma grande crise, desbaratou a Câmara de Lisboa e não ganhou um único debate no Parlamento ao eng. Sócrates. Em dois anos, não lançou uma questão com um discurso fracturante. É por isso que há directas no PSD, porque há um problema e uma crise de liderança. Há uma liderança moribunda.

Voltando atrás, tem acesso ao mailing dos militantes?

Não. Porque há duas candidaturas, mas só uma controla e decide tudo o que tem a ver com questões administrativas. É como se houvesse umas eleições sem uma Comissão Nacional de Eleições (CNE). É uma profunda desigualdade, com um aparelho poderoso e omnipresente.

Falou da CML. Como vê a actuação do PSD nos primeiros dias de António Costa como líder?

A liderança do PSD é um poço de instabilidade, em dois anos saíram seis dirigentes do núcleo duro. Era como se o eng. Sócrates tivesse perdido seis ministros! Em Lisboa houve uma capitulação perante o insucesso. Ao menos o dr. Marques Mendes demitiu-se e convocou directas, enquanto na distrital a líder continua a dar entrevistas e não marca eleições. A direcção nacional entregou Lisboa de bandeja ao PS. A distrital não existe.|




Blogue "pessoal" de Menezes é feito por assessor.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302904

Textos copiados da Internet publicados na página do candidato

22.08.2007 - 13h45 Ricardo Dias Felner

O blogue de Luís Filipe Menezes é feito por um dos seus assessores, afirmou ontem ao PÚBLICO António da Cunha Vaz — da agência de comunicação que foi contratada para fazer a campanha do autarca de Gaia para a liderança do PSD —, a propósito da notícia do PÚBLICO que revela que o presidente da Câmara copiou, sem referir a fonte, artigos nomeadamente da Wikipédia sobre Michelangelo Antonioni, Bergman, sobre Hiroshima e sobre Miguel Torga.

O mesmo responsável, admitindo os erros de não citação das fontes dos textos nele contidos, afiançou que se trata de um "blogue pessoal" e não de um blogue do candidato à presidência do partido social-democrata, que Menezes já tem há muito tempo.

Não foi contudo explicada a aparente contradição de Luís Filipe Menezes ter um "blogue pessoal" que é gerido pelo assessor. Nem tão pouco o facto de os artigos sobre Miguel Torga, Michelangelo Antonioni, Ingmar Bergman e Hiroshima terem sido copiados de outras fontes, sem que a sua origem apareça referida.

No final dos textos em causa, surgia até ontem ao final do dia a frase "Autor: Luís Filipe Menezes", que entretanto foi alterada para: "Publicado por Luís Filipe Menezes".

Por outro lado, o blogue em causa é apresentado no Google como o "Weblog do candidato à Presidência da Comissão Política Nacional do PSD".

Em declarações à Lusa, uma fonte da candidatura desvalorizou os lapsos noticiados pelo PÚBLICO na sua edição de hoje, referindo que "o problema ocorreu com dois textos em que, por lapso, não foi identificado o sítio de onde foram retirados". A mesma fonte acrescenta que "quem lê esses textos percebe percebe perfeitamente que não são da autoria de Luís Filipe Menezes".

"Autor, não se refere à autoria do conteúdo mas sim à autoria da postagem ou publicação"

Já a meio do dia de ontem foi enviada pela Cunha Vaz Associados uma nota à comunicação social, de 32 linhas, onde se refere que "o blogue pessoal" "não é da candidatura, nem da campanha, e que existe há mais de dois anos", tendo "publicados posts que não são da autoria de Luís Filipe Menezes".

Os assessores de Menezes passaram a ideia de que os artigos, não sendo da sua autoria, foram publicados por ele, remetendo para a indicação "Publicado por Luís Filipe Menezes". Sucede que esta indicação resulta de uma alteração feita depois do PÚBLICO contactar um assessor da sua candidatura à liderança do PSD. Até terça-feira à noite, todos os textos referiam "Autor: Luís Filipe Menezes".

Na nota enviada às redacções alega-se, todavia, que "na blogosfera, o termo autor, não se refere à autoria do conteúdo mas sim à autoria da postagem ou publicação". Acrescenta-se ainda que, apesar do lapso, houve "boa fé", uma vez que"é visível" a "colocação entre aspas dos textos que motivaram a notícia" do PÚBLICO. Ao contrário do que refere a agência de comunicação de Menezes, contudo, nenhum dos textos referenciados como tendo sido copiados estava entre aspas.


Menezes: plágio de textos da Wikipédia é "um lapso".

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302882

Vão ser feitas correcções

22.08.2007 - 11h23 Lusa

A candidatura de Luís Filipe Menezes à liderança do PSD desvalorizou hoje o caso de plágio de textos da Wikipédia no blogue pessoal do candidato, salientando que se trata de "um lapso" facilmente perceptível pelos leitores.

"O problema ocorreu com dois textos em que, por lapso, não foi identificado o sítio de onde foram retirados, mas, quem lê esses textos, percebe perfeitamente que não são da autoria de Luís Filipe Menezes", disse à Lusa uma fonte da candidatura de Menezes, que não é identificada.

Em causa estão alguns textos publicados no blogue de Menezes, no endereço www.luisfilipemenezes.blogspot.com, nomeadamernte um sobre o centenário de Miguel Torga e outro sobre o aniversário da bomba de Hiroxima.

"Este não é um blogue da candidatura, nem de campanha; é um blogue pessoal que Luís Filipe Menezes já tem há bastante tempo", disse a mesma fonte, sustentando que o blogue é gerido por um assessor do presidente da câmara de Gaia, actualmente de férias no estrangeiro.

Para evitar novas dúvidas sobre a autoria dos artigos publicados no blogue, a fonte revelou que "estão a ser feitas alterações" que incluem a identificação precisa do autor de cada texto e de quem o colocou na Internet.


Algumas das frases transcritas por Menezes.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302846

Artigos estão publicados na Wikipédia e no portal BragancaNet

21.08.2007 - 23h52

Sobre Miguel Torga

De seu nome completo Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga porque "eu sou quem sou. Torga é uma planta transmontana, urze campestre, cor de vinho, com as raízes muito agarradas e duras, metidas entre as rochas".

Sobre Hiroxima

No 33.° dia após o aniversário dos U.S.A. e às 08:15, do dia 06 de Agosto, o Enola Gay lançou a primeira bomba A programada para detonar a 576 m acima da cidade japonesa onde viviam milhares de pessoas, e após um silencioso clarão, ergueu-se um cogumelo de devastação de 9.000 m de altura provocando ventos de 640 a 970 km/h e espalhando material radioativo numa espessa nuvem de poeira.

Sobre Antonioni

O seu primeiro filme a cores Il Deserto Rosso (1964), também explora temas da alienação. A actriz Mónica Vitti apareceu nestes primeiros quatro filmes, em papéis de mulheres desconexas que lutam para se ajustar ao isolamento.

O seu primeiro filme em inglês, Blow Up (1966), foi também um grande sucesso. Embora tenha enfrentado o difícil tema da impossibilidade da percepção objectiva das coisas, o filme teve boa recepção popular, parcialmente devido a sua sexualidade explícita pelos padrões da época, e também por causa da actriz Vanessa Redgrave.

Sobre Bergman

Os seus filmes lidam geralmente com questões existenciais como a mortalidade, a solidão e a fé.

As suas influências literárias vêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.

Teve um romance com Liv Ullmann, com quem teve uma filha. Dirigiu a actriz em dez filmes, o primeiro dos quais foi Persona. Talvez o melhor comentário sobre Ingmar Bergman tenha partido de Jean-Luc Godard: "O cinema não é um ofício. É uma arte.


Textos assinados por Luís Filipe Menezes copiados de sites da Internet.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302845

Blogue oficial transcreve artigos sobre Torga, Antonioni e Bergman

21.08.2007 - 23h31 Ricardo Dias Felner

O weblogue do candidato à presidência do PSD, Luís Filipe Menezes, continha, até ontem ao final do dia, vários plágios de textos publicados em sites da Internet, nomeadamente na Wikipédia, sem qualquer referência à origem. Em alguns artigos assinados por Menezes, que é presidente da Câmara de Gaia, não há uma única linha da sua autoria.

A 7 de Agosto, por exemplo, Luís Filipe Menezes quis assinalar os 62 anos da tragédia de Hiroxima e socorreu-se da maior enciclopédia online. "No 33.º dia após o aniversário dos Estados Unidos e às 8h35, do dia 6 de Agosto, o Enola Gay lançou a primeira bomba", começa o texto "Hiroshima, meu amor", sublinhando mais à frente que o material "radioativo [brasileirismo não corrigido da Wikipédia]" se espalhou numa "espessa nuvem".

Neste caso, apenas houve o cuidado de actualizar o acontecimento, relativamente à versão da Internet. "Foi há 62 anos", lê-se na frase que encerra o artigo.

Os obituários de dois dos mais consagrados realizadores do cinema de autor europeu do século XX também não escaparam à cópia. Um dia após a morte de Michelangelo Antonioni, a 31 de Julho, dois dias após a morte de Ingmar Bergman, um post, outra vez assinado por Luís Filipe Menezes, assinala a ocasião fúnebre: "Antonioni e Bergman: desapareceram dois monstros sagrados da Sétima Arte".

No caso de Michelangelo Antonioni trata-se da versão da Wikipédia que existia a 31 de Julho (desde então houve várias alterações). O PÚBLICO notou apenas a alteração de uma ou outra palavra, como "formou-se em economia" em vez de "graduou-se em economia".

Com Ingmar Berman aconteceu algo semelhante. Cortou-se apenas parte de uma frase onde se referia a localidade onde nasceu, logo no início, e depois fez-se corta-e-cola praticamente até ao fim. Das últimas duas linha da entrada na Wikipédia retirou-se a palavra "roteirista", bem como a frase "de forma tranquila, segundo sua filha, Eva Bergman — e, curiosamente, no mesmo dia em que faleceu Michelangelo Antonioni".

Na entrada mais recente do blogue, por sua vez, datada de 16 de Agosto, aquilo que parece uma homenagem ao escritor transmontano Miguel Torga não é mais do que uma cópia exacta de partes do Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto-Durienses, de João Barroso da Fonte, que estão disponíveis no site BragancaNet, um portal sobre o Nordeste Transmontano.

O autor do livro disse ao PÚBLICO que não lhe foi solicitada qualquer autorização de transcrição, e não foi feita qualquer referência a esta obra no texto do autarca de Gaia.

O artigo sobre Torga, que é seguido do registo "Autor: Luís Filipe Menezes", intitula-se "O Centenário de Torga", tem 22 linhas e 1300 caracteres. Sendo essencialmente um registo biográfico do autor de "Os Bichos", o artigo inclui também valorações sobre o escritor.

Regista-se, em particular, o retrato feito por David-Mourão Ferreira, que a BragancaNet cita e de que o blogue luisfilipemenezes.blogspot.com se apropria, sem indicar a origem.

"Órfão rebelde, Torga é, no dizer de David Mourão-Ferreira, a ‘reencarnação de um poeta mítico por excelência — daquele que vive na intimidade das forças elementares (a terra, o sol, o vento, a água), para celebrá-las com o seu canto — e alto exemplo de constante rebeldia, numa atmosfera que pretende asfixiá-lo", lê-se no texto que o autarca de Gaia assina.

Questionado sobre a origem dos textos, José Aguiar, um assessor de Luís Filipe Menezes, respondeu através de uma mensagem de SMS: "Eventuais incorrecções na identificação da autoria serão corrigidas e devem ser, naturalmente, tidas como lapso".


Blog de Luís Filipe Menezes.

http://luisfilipemenezes.blogspot.com/


Candidatura desvaloriza acusações de plágio em blogue.

http://tsf.sapo.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF182994

A candidatura de Luís Filipe Menezes desvalorizou as acusações de plágio num blogue do presidente da câmara de Gaia, após uma notícia no jornal Público. Fonte da candidatura diz que o problema tem apenas a ver com dois textos cuja autoria não foi referida «por lapso».

( 11:02 / 22 de Agosto 07 )

A candidatura de Luís Filipe Menezes desvalorizou as acusações de plágio relativas ao blogue pessoal do presidente da Câmara Municipal de Gaia, salientando que se trata de um «lapso» facilmente perceptível pelos leitores.

Fonte da candidatura de Menezes lembrou que «o problema ocorreu com dois textos em que, por lapso, não foi identificado o sítio de onde foram retirados», um dos quais sobre o centenário de Miguel Torga e um outro sobre o aniversário da bomba de Hiroxima.

«Quem lê estes textos, percebe perfeitamente que não são da autoria de Luís Filipe Menezes», continuou esta fonte, que frisou que «este não é um blogue da candidatura, nem de campanha, é um blogue pessoal que Luís Filipe Menezes já tem há muito tempo».

Esta fonte, citada pela Lusa, adiantou ainda que o blogue é gerido por um assessor de Menezes e que estão já a ser «feitas alterações» que incluem a identificação precisa do autor de cada texto e de quem o colocou na Internet.

Este esclarecimento surgiu na sequência de uma notícia que surgiu no jornal Público, que titulava na primeira página «Menezes assina textos copiados na Internet», numa referência ao blogue no endereço www.luisfilipemenezes.blogspot.com.



Nota final: O autor do blog agradece o comentário a este post dado pelo autor do blog “Apdeites V2” na medida em que contem mais fontes que valem a pena ser sempre referenciadas nesta novela sem fim à vista ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.