28 agosto 2007

A alimentação durante a gravidez.

Ter uma alimentação equilibrada durante a gravidez deve ser um dos objectivos das mulheres grávidas, daí que seja, fundamental saber quais os alimentos mais importantes para uma gravidez saudável, bem como quais são as proibições alimentares.

* Necessidades diárias da mulher grávida

* Existem excepções?

Necessidades diárias da mulher grávida

Todas as refeições, mas em especial as das grávidas, devem ser compostas por alimentos pertencentes aos vários grupos alimentares. É, pois, importante que a futura mãe consuma diariamente hidratos de carbono, vitaminas, minerais e proteínas, que podem ser encontrados em variadíssimos alimentos.

É conveniente saber qual a opinião do médico que acompanha a gravidez, para que analise a situação concreta da futura mãe, mas existem regras gerais que devem ser seguidas.

# Leite, queijo e iogurte

Deve-se ingerir uma chávena almoçadeira de leite, um iogurte e 120g de queijo. É preferível escolher alimentos com baixo teor de gordura e quem não puder comer produtos lácteos pode sempre optar por amendoins, amêndoas secas ou vegetais de folhas verdes.

Estes alimentos são ricos em proteínas, fósforo, vitaminas e cálcio, sendo este último importantíssimo para o desenvolvimento ósseo do bebé.

# Carne, peixe, aves, frutos frescos e ovos

Um ovo e 150 gr. de carne, branca ou vermelha, ou de peixe, por dia, é suficiente. Deve ser dada preferência às carnes magras, evitando-se os fritos e assados com gordura.

Estes alimentos são ricos em vitamina B, proteínas, zinco e ferro. O ferro é fundamental pois auxilia na produção de glóbulos vermelhos e previne a anemia.

# Pão, arroz, massa e cereais

Bastará uma fatia de pão, 30g de cereais crus, meia chávena almoçadeira de cereais cozinhados, de arroz ou massa, e uma batata média ou grande. É desejável que se opte por pão integral e cereais com fibra.

Estes alimentos fornecem-lhe hidratos de carbono, vitaminas, fibras e minerais.

# Fruta

Uma maçã, uma laranja, uma banana média, três quartos de uma chávena almoçadeira de sumo. Escolha fruta fresca e sumos naturais sem açucar.

As frutas são ricas em vitaminas A e C, potássio e fibras.

# Vegetais

Bastará uma chávena almoçadeira de saladas cruas e meia chávena de vegetais cozinhados. Deve ser dada preferência aos vegetais verde escuros tais como espinafres e bróculos, e ainda ervilhas, cenouras e milho.

Estes vegetais fornecem-lhe vitaminas A e C, minerais como o magnésio e o ferro e ainda o ácido fólico.

Existem excepções?

Sim. Há mulheres que, quando engravidam, necessitam de uma atenção especial quanto à sua dieta alimentar. Estão nessa situação as mulheres que têm excesso de peso, aquelas que têm peso a menos, as grávidas adolescentes, as grávidas de gémeos, as diabéticas - quer aquelas que já o eram, quer as que se tornaram durante a gravidez. Todos estes casos necessitam de ser cuidadosamente acompanhados pelo médico, designadamente quanto à escolha da sua alimentação.

Fonte:

http://bebes.clix.pt/biblioteca/noticia.asp?IDNoticia=347

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.