29 agosto 2007

As mulheres “Doll” e “Dolly”.

O termo “Doll” utiliza-se, em inglês, para se designar toda a mulher que é simpática, agradável no trato e ideal para conviver, que se veste bem, e muitos caso, que se aperalta toda, tal qual uma boneca.

Já o termo “Dolly” tem um cariz mais íntimo e provocador porque caracteriza toda a mulher que gosta de se mostrar como uma perfeita bonequinha de porcelana.

Algumas mulheres não gostam que lhes seja atribuído outros nomes alternativos, sem ser o seu próprio nome, e que são muito utilizados quando alguém as quer chamar a atenção.

Contudo, existem outras mulheres para quem o som de um nome querido e ternurento, alternativo ao seu nome pessoal, é uma delícia para os seus ouvidos e um sinal da disposição daqueles com que partilham as suas vidas.


E tu, como é que gostavas de ser chamada?



Facto histórico: Curiosamente, a ovelha “Dolly”, nascida a 5 / 07 / 1996 e tendo falecido a 14 / 02 / 2003, foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. A ovelha “Dolly” permanece empalhada no Royal Museum of Scotland, em Edinburgo. Como as mulheres não gostam de ser confundidas com outras, e muito menos com nomes de animais, deve ser por esta razão que muitas delas não gostam que lhes chamem tendo por referência algum daqueles termos anglosaxónicos, cuja maioria é inventado pelos respectivos homens para as diminuir ou satirizar.


Clonagem - Morre a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado.

A ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo, morreu hoje, informaram os responsáveis pela sua criação no Instituto Roslin, de Edimburgo, na Escócia. O animal foi sacrificado após a descoberta de sinais de uma doença pulmonar progressiva.
"Dolly morreu. Eu confirmo", disse uma porta-voz do instituto, após veterinários terem sacrificado a ovelha com uma injeção letal.
Dolly entrou para a história da ciência quando em 1996 se transformou no primeiro mamífero clonado, a partir de uma célula adulta, mas seu nascimento só foi anunciado em 1997.
Dolly nasceu com anomalias cromossômicas e, em janeiro passado, foi diagnosticada uma artrite muito prematura para sua idade.
O pesquisador Harry Griffin, chefe do instituto, disse que infecções pulmonares são comuns em ovelhas mais velhas.
"Um exame pós-morte está sendo conduzido e nós vamos divulgar qualquer descoberta significativa", disse Griffin em comunicado.
Na época em que Dolly nasceu, Griffin defendeu a criação do animal e disse que a pesquisa poderia ajudar a produzir novos tratamentos para diversas doenças.
A ovelha foi produzida por meio de uma técnica em que se retira o núcleo de uma célula da glândula mamária de um animal adulto. Em seguida esse núcleo é fundido, com a ajuda de uma corrente elétrica, a um óvulo de outra ovelha que teve seu núcleo também retirado. Dolly gerou um filhote, uma fêmea chamada Bonnie, nascida em abril de 1998.
Fonte: Reuters, Sexta, 14 de fevereiro de 2003, 16h07 .
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,6752,OI87431-EI297,00.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.