28 outubro 2007

Dia 23/10/2007 - A 3.ª Feira Negra da TAP.











No dia 23 de Outubro de 2007 eu vivi na realidade um pesadelo que conduziu ao cancelamento de todos os meus vôos que inicialmente tinha reservado através da TAP.

O que se passou neste dia foi uma vergonha nacional e constitui um facto de que viajar pela TAP continua a ser uma porcaria de serviço, para o qual não poderá existir mais qualquer confiança no futuro por parte dos seus clientes.

O despedimento do Presidente do Conselho de Administração da TAP, de todos os orgãos sociais da TAP e de todos os executivos e dirigentes intermédios da TAP, incluindo o porta voz oficial da TAP a ser feito uma semana antes do próximo dia de Natal seria um gesto muito pouco significativo para aquilo que deveria ser feito para salvar esta empresa que actualmente nem serve para efectuar um simples transporte de passageiros na via aérea.

Nestas condições, ser-se ou ambicionar a ser-se uma alta executiva num determinado país que eu cá conheço tão bem como tu, já não compensa nem é motivante ...

O autor do blog
.






Greve dos Pilotos da TAP – Dia 23, 25 e 27 de Outubro de 2007.

Fontes de Informação.

Greve dos pilotos - TAP freta aviões e assegura serviços mínimos.

A TAP decidiu fretar aviões para poder assegurar os serviços mínimos para as ilhas dos Açores e da Madeira, durante a greve dos pilotos que se inicia amanhã, dia 23, e que deverá repetir-se nos próximos dias 25 e 27 de Outubro.

Alexandre Coutinho.

19:04 horas, Segunda-feira, dia 22 de Outubro de 2007.

TAP freta aviões e assegura serviços mínimos.

A TAP aconselha todos os passageiros a não comparecerem nos aeroportos sem terem confirmado os voos previamenente, através do “call center”.

A TAP aconselha todos os passageiros a não comparecerem nos aeroportos sem terem confirmado os voos previamenente, através do “call center”.

A transportadora aérea nacional vai assegurar os serviços mínimos de ligação às ilhas na terça-feira, dia 23, primeiro dia da greve dos pilotos. Deste modo, estão previstas duas ligações de ida e volta para o Funchal, a partir de Lisboa e uma ligação Lisboa-Pico-Terceira. A SATA também assegurará um serviço mínimo de ligação para a Horta, em “code-share” com a TAP.

“A empresa espera um fortíssimo impacto da greve dos pilotos na sua operação, com o cancelamento da maioria dos voos”, declarou o porta-voz da empresa. A companhia publicou anúncios e enviou avisos à comunicação social, no sentido de alertar os seus passageiros a não comparecer nos aeroportos sem entrar em contacto com o “call center” da TAP.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SAPC) apresentou um pré-aviso de greve a realizar de uma forma intercalar, nos próximos dias 23, 25 e 27, em protesto contra o regime geral de pensões e o alargamento da idade de reforma até aos 65 anos.

Recorde-se que os pilotos já protagonizam uma acção de protesto e recusa de voar nas folgas e em horas extraordinárias, do final de Dezembro de 2006 a meados de Abril de 2007, tendo chegado a acordo com o Governo quanto à não obrigatoriedade de terem de trabalhar até aos 65 anos, situação que tenderá a se verificar se o Executivo levar por diante um projecto de diploma sobre o regime de acesso às pensões de velhice dos pilotos a que o Expresso teve acesso.

Se nada se alterar nas reivindicações dos pilotos, estes prometem uma nova paralisação intercalar nos dias 5, 7 e 9 de Novembro.

Para agravar a situação, nos dias 28, 29 e 30 de Outubro, será a vez do pessoal de cabina da Portugália e da SATA entrar em greve em protesto contra a degradação das condições de trabalho, diminuição da horas de folga semanais, programação de voos durante os tempos de repouso e não programação de férias aos tripulantes de cabina contratados a prazo.

Por sua vez, os trabalhadores do serviço de assistência em terra (“handling”) da Groundforce preparam-se para iniciar uma série de paragens parciais (entre as 15h00 e as 17h30), a partir da próxima sexta-feira, dia 23, e até ao dia 31 de Dezembro. Esta greve poderá contribuir para o agravamento da entrega de bagagens, já por si problemático, pela falta de infraestruturas adequadas ao movimento actualmente existente no aeroporto de Lisboa.

Fonte:

http://expresso.clix.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/147401

Greve de pilotos é “inoportuna”, diz Governo.

2007/10/22 - 22:39

Executivo lamenta que a estrutura sindical não tenha optado por iniciar um processo negocial.

O Governo considerou hoje que a greve de pilotos, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAV) é “inoportuna” e lamenta que a estrutura sindical não tenha optado por iniciar um processo negocial.

Os Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e do Trabalho e da Solidariedade Social sustentam que na reunião realizada domingo com o conselho de administração da TAP e com o sindicato, o Governo informou sobre a sua disponibilidade imediata para, face às reivindicações apresentadas, iniciar um processo negocial.

O Conselho de Administração da TAP manifestou a mesma disponibilidade, adianta o comunicado hoje divulgado.

Segundo o Governo, foi fixado um prazo de 30 dias para que o processo negocial produzisse resultados, por sugestão do próprio Sindicato.

“Inexplicavelmente, hoje, o Sindicato, decidiu não iniciar o processo negocial e recorrer à greve”, refere o comunicado conjunto dos dois Ministérios.

“O Governo considera tal decisão inoportuna e prejudicial aos interesses do País, das transportadoras aéreas, dos passageiros e dos seus trabalhadores e lamenta o facto de o SPAC não ter iniciado um processo negocial e ter optado por recorrer à greve”, sublinha.

Os Ministérios salientam que o diploma que altera o limite máximo da idade para o exercício de funções de piloto em serviços de transporte aéreo comercial de passageiros, carga ou correio foi aprovado no seguimento da recomendação da Organização da Aviação Civil Internacional e após um longo processo negocial entre o Governo e o Sindicato.

Foi ainda aprovado, em Conselho de Ministros, um diploma que altera a idade de reforma dos pilotos. É precisamente para contestar estes dois diplomas que o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil convocou uma greve para os dias 23, 25 e 27 de Outubro e 5, 7 e 9 de Novembro.

A greve deverá afectar as companhias de aviação comercial portuguesas, a TAP e a SATA, estando prevista começar terça-feira às 04:00 e terminar às 17:00. Nos restantes dias será entre as 00:00 e as 24:00.

Fonte:

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=869523&div_id=291

TAP aconselha alteração de voos devido à greve.

2007/10/22 - 16:58.

Pilotos protestam nos próximos dias 23, 25 e 27 de Outubro contra o aumento a idade de reforma.

A companhia aérea TAP, responsável por cerca de metade dos movimentos nos aeroportos portugueses, aconselhou hoje os passageiros com voos marcados para terça-feira a “alterarem o voo para outro dia, se possível”, devido à greve dos pilotos, noticiou a Lusa.

Embora sem números precisos da adesão, o porta-voz da TAP manifestou-se convicto de que a greve vai ter “consequências gravosas” e que a operação da companhia aérea vai “ser muito afectada”.

“Por isso, aconselhamos as pessoas que têm viagem marcada para amanhã a mudarem para outro dia se for possível”, referiu António Monteiro.

Também a companhia gestora dos aeroportos ANA admitiu a possibilidade de cancelamento de voos na terça-feira nos aeroportos portugueses, em consequência do início da greve de pilotos da aviação civil, que se prolonga, de forma interpolada até aos primeiros dias de Novembro.

Fonte da gestora de aeroportos afirmou não ter dados precisos sobre eventuais cancelamentos ou atrasos, mas admitiu que terça-feira será “um dia complicado” nos aeroportos.

Por isso, a ANA está a alertar os passageiros com viagens marcadas para terça-feira que se mantenham atentos às informações, disponibilizadas no site ou por via telefónica.

É que, “se houver cancelamento, os passageiros vão ficar à espera no aeroporto porque não temos qualquer informação, só podemos alertar os passageiros para estarem atentos aos seus voos”, adiantou.

A possibilidade de uma elevada adesão à greve dos pilotos levou a ANA a admitir o encerramento da pista mais pequena das duas do aeroporto de Lisboa, para permitir o estacionamento de aviões de companhias estrangeiras, com chegadas marcadas para terça-feira.

É que se a adesão à greve for muito elevada e muitos aviões permanecerem em terra, tal poderá dificultar o estacionamento de aparelhos de transportadoras estrangeiras.

“Ainda não está decidido, mas caso a adesão seja muito elevada, accionaremos essa medida”, disse o porta-voz da ANA, garantindo que a limitação a uma pista não impedirá aterragens.

“Não irá haver cancelamentos de companhias aéreas estrangeiras”, afiançou Rui Oliveira.

Só o aeroporto de Lisboa tem cerca de 400 movimentos (partidas e aterragens) diários, cerca de metade dos quais assegurados pela TAP.

Além da greve dos pilotos, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil para 23, 25 e 27 de Outubro e 5,7 e 9 de Novembro, a actividade nos aeroportos vai ainda ser afectada por mais duas paralisações: a do pessoal de voo da aviação civil, a 28, 29 e 30 de Outubro e do pessoal de assistência em terra aos aviões da Groundforce.

No caso do “handling”, a greve começa com uma paralisação total no período entre as 15:00 e as 17:30 de 26 de Outubro, ao que se seguirão períodos parciais até 31 de Dezembro.

A greve do pessoal de voo da aviação civil foi convocada pelo SNPVAC pela equiparação dos direitos dos trabalhadores da companhia aérea Portugália aos da TAP, que recentemente adquiriu a empresa regional.

A greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação foi motivada pelo aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões.

Fonte:

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=869338

TAP: greve vai afectar “serviços”.

2007/10/19 - 21:58.

Pilotos fazem paragem dias 23, 25 e 27 de Outubro.

A companhia aérea TAP disse esta sexta-feira que a greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), para os dias 23, 25 e 27 de Outubro, vai “prejudicar seriamente” a sua operação, escreve a Lusa.

O SPAC marcou uma greve nas companhias de aviação comercial nacionais - TAP e SATA - para os dias 23 (das 04:00 às 17:00), 25 (das 00:00 às 24:00) e 27 de Outubro (das 04:00 às 17:00), contra o aumento da idade de reforma e os valores das pensões.

Em comunicado, a TAP informa que “estas greves provocarão inevitáveis dificuldades à Companhia, prejudicando seriamente a normalidade da sua operação e, em especial, os seus passageiros com viagens marcadas para os períodos em causa”.

A TAP solicita aos seus passageiros que contactem os seus serviços de reservas, através do telefone 707205700, para se informarem da situação dos seus voos e, nos casos em que tal se mostre conveniente, alterar os mesmos para datas não coincidentes com a greve.

Fonte:

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=868523

TAP admite que greve dos pilotos prejudica “seriamente a normalidade da sua operação”.

Aviação.

2007-10-19 - 17:25.

A TAP Portugal anunciou hoje em comunicado, que a greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) para alguns dias de Outubro e Novembro, provocam “dificuldades inevitáveis”, afirmando que os motivos das paragens são de competência legislativa exclusiva do Governo.

Susana Teodoro.

O SPAC convocou greves para os dias 23 (das 4h às 17h), 25 (das 00h00 às 24h) e 27 (das 4h às 17h) de Outubro e para 5, 7 e 9 de Novembro, em protesto contra o aumento da idade de reforma e os valores das pensões.

No comunicado, a TAP defende que estes motivos se prendem “com legislação nacional relativa a idade e condições de reforma dos pilotos, matérias da competência exclusiva do Governo" e que as interrupções irão provocar "inevitáveis dificuldades à Companhia, prejudicando seriamente a normalidade da sua operação e, em especial, os seus passageiros com viagens marcadas para os períodos em causa”.

A transportadora aérea portuguesa garante ainda que está a desenvolver todos os esforços necessários para minimizar o efeito das greves marcadas.

Fonte:

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/empresas/pt/desarrollo/1048283.html

Aeroporto de Lisboa tem previstos 225 voos no primeiro dia de greve dos pilotos.

Aviação.

22.10.2007 - 17h55

Por Lusa

A companhia aérea TAP tem previstas para terça-feira, primeiro dia da greve de pilotos, 112 partidas e 113 chegadas ao aeroporto de Lisboa, segundo informação disponível no site Internet da gestora de aeroportos, ANA.

A companhia aérea TAP, responsável por mais de metade dos movimentos no maior aeroporto português, aconselhou hoje os passageiros com voos marcados para terça-feira a "alterarem o voo para outro dia, se possível", devido à greve dos pilotos.

Das 112 partidas previstas para terça-feira no aeroporto de Lisboa, entre as 7:30 e as 23:20 horas, 27 são para destinos domésticos como Porto, Faro, Madeira e Açores, enquanto as restantes são para destinos internacionais.

Quanto às chegadas, 23 provêem de destinos domésticos, as primeiras das quais às 00:30, com origem na ilha Terceira, Açores, a cargo da TAP e em Ponta Delgada, a cargo de Sata Internacional, mas que não serão afectadas, uma vez que a greve dos pilotos começa às 4:00 de 23 de Outubro.

Mas além da maior companhia aérea portuguesa, TAP, a greve dos pilotos poderá também afectar outras companhias aéreas portuguesas como a Sata, a Aerocondor e a White que têm no horário de terça-feira, sete partidas e seis chegadas a Lisboa.

Quanto às companhias aéreas estrangeiras, fonte da gestora de aeroportos ANA garantiu hoje à agência Lusa que "não irão acontecer cancelamentos", mesmo que a adesão dos pilotos portugueses à greve seja muito elevada e cause problemas de estacionamento no aeroporto.

A ANA deverá reservar a mais pequena das duas pistas existentes no aeroporto da Portela para estacionamento, caso seja necessário, disse o porta-voz da empresa à Lusa.

A greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação foi motivada pelo aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões.

Além da greve dos pilotos, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil para 23, 25 e 27 de Outubro e 5,7 e 9 de Novembro, a actividade nos aeroportos vai ainda ser afectada por mais duas paralisações: a do pessoal de voo da aviação civil, a 28, 29 e 30 de Outubro e do pessoal de assistência em terra aos aviões da Groundforce.

No caso do 'handling', a greve começa com uma paralisação total no período entre as 15:00 e as 17:30 de 26 de Outubro, ao que se seguirão períodos parciais até 31 de Dezembro.

A greve do pessoal de voo da aviação civil foi convocada pelo SNPVAC pela equiparação dos direitos dos trabalhadores da companhia aérea Portugália aos da TAP, que recentemente adquiriu a empresa regional.

Fonte:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1308356

TAP aconselha clientes a remarcarem voos de amanhã devido à greve dos pilotos.

Aviação.

22.10.2007 - 16h50.

Por Lusa

A companhia aérea TAP, responsável por cerca de metade dos movimentos nos aeroportos portugueses, aconselhou hoje os passageiros com voos marcados para terça-feira a “alterarem o voo para outro dia, se possível”, devido à greve dos pilotos.

Embora sem números precisos da adesão, o porta-voz da TAP manifestou-se convicto de que a greve vai ter “consequências gravosas” e que a operação da companhia aérea vai “ser muito afectada”.

“Por isso, aconselhamos as pessoas que têm viagem marcada para amanhã a mudarem para outro dia se for possível”, referiu António Monteiro, em declarações à agência Lusa.

Também a companhia gestora dos aeroportos ANA admitiu a possibilidade de cancelamento de voos na terça-feira nos aeroportos portugueses, em consequência do início da greve de pilotos da aviação civil, que se prolonga, de forma interpolada até aos primeiros dias de Novembro.

Em declarações à agência Lusa, fonte da gestora de aeroportos afirmou não ter dados precisos sobre eventuais cancelamentos ou atrasos, mas admitiu que terça-feira será “um dia complicado” nos aeroportos.

Por isso, a ANA está a alertar os passageiros com viagens marcadas para terça-feira que se mantenham atentos às informações, disponibilizadas no site ou por via telefónica.

É que, “se houver cancelamento, os passageiros vão ficar à espera no aeroporto porque não temos qualquer informação, só podemos alertar os passageiros para estarem atentos aos seus voos”, adiantou.

A possibilidade de uma elevada adesão à greve dos pilotos levou a ANA a admitir o encerramento da pista mais pequena das duas do aeroporto de Lisboa, para permitir o estacionamento de aviões de companhias estrangeiras, com chegadas marcadas para terça-feira.

É que se a adesão à greve for muito elevada e muitos aviões permanecerem em terra, tal poderá dificultar o estacionamento de aparelhos de transportadoras estrangeiras.

“Ainda não está decidido, mas caso a adesão seja muito elevada, accionaremos essa medida”, disse à agência Lusa o porta-voz da ANA, garantindo que a limitação a uma pista não impedirá aterragens.

“Não irá haver cancelamentos de companhias aéreas estrangeiras”, afiançou Rui Oliveira.

Só o aeroporto de Lisboa tem cerca de 400 movimentos (partidas e aterragens) diários, cerca de metade dos quais assegurados pela TAP.

Além da greve dos pilotos, convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil para 23, 25 e 27 de Outubro e 5,7 e 9 de Novembro, a actividade nos aeroportos vai ainda ser afectada por mais duas paralisações: a do pessoal de voo da aviação civil, a 28, 29 e 30 de Outubro e do pessoal de assistência em terra aos aviões da Groundforce.

No caso do “handling”, a greve começa com uma paralisação total no período entre as 15:00 e as 17:30 de 26 de Outubro, ao que se seguirão períodos parciais até 31 de Dezembro.

A greve do pessoal de voo da aviação civil foi convocada pelo SNPVAC pela equiparação dos direitos dos trabalhadores da companhia aérea Portugália aos da TAP, que recentemente adquiriu a empresa regional.

A greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação foi motivada pelo aumento da idade da reforma para os 65 anos e pela alteração do valor das pensões.

Fonte:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1308346

TAP diz que greve dos pilotos vai “prejudicar seriamente” a sua operação.

19 OUT 07

Aviação.

A companhia aérea TAP disse hoje que a greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), para os dias 23, 25 e 27 de Outubro, vai “prejudicar seriamente” a sua operação.

O SPAC marcou uma greve nas companhias de aviação comercial nacionais - TAP e SATA - para os dias 23 (das 04h00 às 17h00), 25 (das 00h00 às 24h00) e 27 de Outubro (das 04h00 às 17h00), contra o aumento da idade de reforma e os valores das pensões.

Em comunicado, a TAP informa que “estas greves provocarão inevitáveis dificuldades à Companhia, prejudicando seriamente a normalidade da sua operação e, em especial, os seus passageiros com viagens marcadas para os períodos em causa”.

A TAP solicita aos seus passageiros que contactem os seus serviços de reservas, através do telefone 707205700, para se informarem da situação dos seus voos e, nos casos em que tal se mostre conveniente, alterar os mesmos para datas não coincidentes com a greve.

Lusa/SOL.

Fonte:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=61782

Paralisação vai afectar operação da companhia - TAP traça plano para minimizar impacto da greve dos pilotos.

Empresas.

2007/10/19 - 18:02.

A TAP está a desenvolver esforços para que a greve dos pilotos tenha o menor impacto possível.

As greves marcadas para os próximos dias “provocarão inevitáveis dificuldades” à TAP, “prejudicando seriamente a normalidade da sua operação e, em especial, os seus passageiros com viagens marcadas para os períodos em causa”, avisam em comunicado.

Por isso, a TAP “está a desenvolver todos os esforços possíveis para minimizar as consequências previsíveis destas greves e a solicitar aos seus passageiros que contactem os seus serviços de reservas, através do telefone 707205700, para se informarem da situação dos seus voos e, nos casos em que tal se mostre conveniente, alterar os mesmos para datas não coincidentes com a greve”, apelam.

Recorde-se que o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) marcou uma greve nas companhias de aviação comercial nacionais, entre as quais a TAP, para os dias 23 (das 04.00 às 17.00h), 25 (das 00.00 às 24.00) e 27 de Outubro (das 04.00 às 17.00h).

Os motivos, lembra a TAP, prendem-se com legislação nacional relativa a idade e condições de reforma dos pilotos, “matérias da competência exclusiva do Governo”, relembram.

E tal como a “Agência Financeira” noticiou quinta-feira, o Governo, pela voz do ministro do Trabalho e Solidariedade Social, já deu a entender não estar disposto a ceder à pressão das greves, dado que considera que as novas regras da Segurança Social, em vigor desde Janeiro, são para ser aplicadas a todos os portugueses no geral.

Fonte:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=868397&div_id=1728

Trabalhadores da Groundforce emitem pré-aviso para 2 meses de greve - De 26 de Outubro a 31 de Dezembro.

Empresas.

2007/10/18 - 17:29.

Monica Freilão.

Trabalhadores da Groundforce manifestam-se contra as horas extraordinárias e as trocas de turnos.

No pré-aviso de greve a que a “Agência Financeira” teve acesso, assinado por quatro sindicatos, os trabalhadores da empresa que se dedica à actividade de handling (assistência aos passageiros e bagagens nos aeroportos) faz um pré-aviso de greve das 00h00 de 26 de Outubro até às 00h00 do dia 31 de Dezembro de 2007, sem proposta de definição de serviços mínimos.

As razões apontadas pelo Sindicato da Indústria Metalúrgica e Afins (SIMA), do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), do Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC) e Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) prendem-se com o facto da revisão salarial apresentada aos sindicatos não só não apresentar «um valor de actualização igual para todas as categorias de profissionais, como ainda excluir trabalhadores iniciados e Graus I», dizem, acrescentando que estes trabalhadores representam quase 30% da empresa.

Por outro lado, o facto da empresa andar «a recorrer de forma sistemática a horários previstos no Acordo de Empresa apenas como excepcionais», o que, segundo os mesmos prejudica «a normalidade das relações de trabalho no seu todos», é outro dos motivos de descontentamento.

Contactada a Groundforce, a empresa não quis comentar.

Recorde-se que a Groundforce é detida pela Globalia e pela TAP.

Fonte:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=867783&main_id=

Sindicato dos Pilotos marca greve para 23, 25 e 27 de Outubro e 5, 7 e 9 de Novembro.

Economia.

2007/10/18 - 15:54.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil anunciou esta quinta-feira que convocou uma greve para 23, 25 e 27 de Outubro e 5, 7 e 9 de Novembro.

O motivo é mostrar posição contra o aumento da idade de reforma e os valores das pensões.

Segundo a agência “Lusa”, e de acordo com um documento emitido pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), em causa está a “transformação abusiva de uma possibilidade de exercício da profissão até aos 65 anos de idade, numa regra universal e impositiva, cuja extrapolação, em matéria de segurança social, não apenas implica graves prejuízos efectivos, como também uma lesão gravosa das expectativas legalmente consagradas quanto ao momento da reforma”.

A esta reivindicação acresce que, “no caso da verificação de incapacidade para o exercício profissional, não foram acauteladas soluções de salvaguarda dos legítimos direitos dos pilotos”, o que se traduz numa dupla penalização: “Impossibilidade do exercício da profissão por falta de certificação e penalização por reforma antecipada.”.

Além destas “preocupações”, o SPAC pretende também alertar o Governo para a atenuação dos efeitos da entrada em vigor do novo regime geral da segurança social que, para os pilotos, se traduzem “na drástica redução imediata das pensões”.

Em suma, o SPAC quer que o Governo reconheça as “especificidades” da profissão de piloto, cujo “grau de desgaste, risco, exigência, responsabilidade e especificidade determinam e condicionam a segurança do tráfego aéreo”.

Nos dias 23 e 27 de Outubro e 05 e 09 de Novembro, a paralisação terá início às 04h00 e terminará as 17h00, enquanto nos dias 25 de Outubro e 07 de Novembro, as paragens serão entre as 00h00 e as 24h00.

O SPAC informa que durante os períodos de greve assegurará os serviços mínimos previstos na lei.

Fonte:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=867724&main_id=

TAP diz que greve dos pilotos vai “prejudicar seriamente” a sua operação.

2007-10-19 23:34 (GMT).

A companhia aérea TAP disse que a greve convocada pelo SPAC, para os dias 23, 25 e 27 de Outubro, vai “prejudicar seriamente” a sua operação.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) marcou uma greve nas companhias de aviação comercial nacionais - TAP e SATA - para os dias 23 (das 04:00 às 17:00), 25 (das 00:00 às 24:00) e 27 de Outubro (das 04:00 às 17:00), contra o aumento da idade de reforma e os valores das pensões.

Em comunicado, a TAP informa que “estas greves provocarão inevitáveis dificuldades à Companhia, prejudicando seriamente a normalidade da sua operação e, em especial, os seus passageiros com viagens marcadas para os períodos em causa”.

A TAP solicita aos seus passageiros que contactem os seus serviços de reservas, através do telefone 707205700, para se informarem da situação dos seus voos e, nos casos em que tal se mostre conveniente, alterar os mesmos para datas não coincidentes com a greve.

TvNet/Lusa

Fonte:

http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=13031

Greve dos Pilotos Afecta Operação da TAP.

2007-10-19

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) marcou uma greve nas companhias de aviação comercial nacionais, entre as quais a TAP, para os dias 23 (das 04.00 às 17.00h), 25 (das 00.00 às 24.00) e 27 de Outubro (das 04.00 às 17.00h). Os motivos prendem-se com legislação nacional relativa a idade e condições de reforma dos pilotos, matérias da competência exclusiva do Governo.

Estas paralisações provocarão inevitáveis dificuldades à Companhia, prejudicando seriamente a normalidade da sua operação e, em especial, os seus passageiros com viagens marcadas para os períodos em causa.

A TAP está a desenvolver todos os esforços possíveis para minimizar as consequências previsíveis destas greves e a solicitar aos seus passageiros que contactem os seus serviços de reservas, através do telefone 707205700, para se informarem da situação dos seus voos e, nos casos em que tal se mostre conveniente, alterar os mesmos para datas não coincidentes com a greve.

Fonte:

http://www.flytap.com/Portugal/pt/Empresa/Imprensa/PressReleases/6563


Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.