21 novembro 2007

Gestão de Tempo: O meu grande defeito.

10 Truques para Rentabilizar o seu Dia
2007-11-20

Dificuldade em conseguir tempo para si e para as coisas que gosta? Aprenda 10 pequenos truques para rentabilizar o seu dia, a sua semana… a sua vida!!!


Com frequência passamos o dia a correr de um lado para outro, atarefados, como se o dia fosse demasiado pequeno para as exigências que nos surgem. Mesmo assim não é incomum que, no final de muitos desses dias, a sensação de incumprimento esteja presente.
Para evitar que estas situações aconteçam com tanta frequência e, especialmente, para que consiga reservar algum tempo diário para si – porque afinal de contas, a sua saúde e o seu bem-estar são fundamentais para que tudo o resto corra bem – existem algumas rotinas que podem ser implementadas.
Comece por delinear objectivos realistas, traçando um plano adequado para as tarefas que pensa conseguir fazer e prevendo o tempo que dedicará a cada uma. De salientar que, muitas vezes, temos dificuldade em rejeitar algumas solicitações que nos são dirigidas e acabamos por ficar saturados de trabalho, com consequente falta de produtividade. Pense um pouco antes de aceitar novas tarefas!

10 Truques

1.Se quer planear o seu dia-a-dia, comece por destinar um horário para o fazer! E torne esta tarefa um verdadeiro Ritual!

a. Que lhe parece reservar cerca de 1-2 horas por semana para planear
a semana seguinte? A manhã de sábado ou a noite de domingo podem
ser boas alternativas!

b. Reserve também 5-10 minutos todos os dias (antes de deitar?!) para
planear o dia seguinte!
c. E porque não alguns momentos mensais para projectar as suas metas
pessoais a longo prazo??!

2. Não dispense uma agenda pessoal, seja ela electrónica ou em papel!

3. Perante actividades de maior dimensão e elaboração, crie um projecto. Estude todas as possibilidades para ser bem sucedido e escreva as vantagens e desvantagens de cada uma! Consulte também as pessoas que partilham os mesmos objectivos ou mesmo um consultor, se for inexperiente na actividade que desenvolve.

4. Mantenha a lista de tarefas e compromissos actualizada e destaque as prioridades, preocupando-se com as tarefas secundárias (ou mesmo irrelevantes!) mais tarde.

5. Perante tarefas de igual importância, procure organizar o seu dia de forma a resolver em primeiro lugar aquelas que mais o preocupam ou que sejam mais aborrecidas.

6. Procure deixar algum tempo de intervalo entre as tarefas que planeia. Assim, perante algum imprevisto (que todos temos!) terá alguma flexibilidade para se reorganizar mantendo os níveis de stress mais controlados.

7. Mesmo com uma boa organização e disciplina, haverá dias em que não conseguirá colocar em prática tudo o que gostaria. Encare esse processo como normal mas analise aquilo que “fugiu” ao seu controlo, diminuindo a ocorrência de episódios similares no futuro.

8. Se sente que perdeu totalmente o controlo das suas tarefas e já nem sabe por onde começar, dedique 30-60 minutos do seu dia para encontrar novamente o equilíbrio. Em condições mais extremas, desligue mesmo o telemóvel e a caixa de correio electrónico, cancele as visitas e feche a porta do seu escritório! Depois de organizado, o dia correrá melhor!

9. NÃO ocupe todo o seu dia com actividades laborais!!! Reserve também momentos para si e para aquilo que gosta! Passear 10-15 minutos na hora de almoço perante uma paisagem bonita e agradável pode dar-lhe energia e vitalidade para o resto do dia!

10. Deixe de “apagar fogos” e de correr o dia todo de um lado para outro! Dedique mais tempo ao planeamento, aumentando a sua eficácia e vivendo uma vida mais traquila, com bons RITUAIS!!!


Questões-chave a colocar diariamente:

- O que tenho de mais importante para realizar hoje?
- Que tarefas posso delegar?
- Qual o meu plano B?


Fonte:

http://www.rituais.net/artigo/tabid/55/xmmid/370/xmid/450/xmview/2/Default.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.