02 outubro 2008

A pessoa que diz que as mulheres em Portugal ganham quatro vezes menos que os homens ou é mentirosa ou não pode ser levada a sério.

Quando alguém afirma perante a opinião pública que as mulheres ganham quatro vezes menos que os homens, sendo Portugal o país da Europa onde existe maior desnível salarial nesse aspecto só pode ser ignorante ou quer ser ignorado pelas afirmações que profere.
Eu passo a demonstrar que esta ideia não corresponde à realidade.
Na Administração Pública não existe qualquer patamar de grande desigualdade entre carreiras iguais exercidas por pessoas de diferentes sexos.
Quando alguém diz que o desnível salarial entre homens e mulheres é chocante e tem profundas repercussões ao nível da protecção social, subsídio de desemprego, doença, maternidade e pensões, não sabe do que fala.
No Estado, um técnico superior especialista ganha exactamente o mesmo que uma técnica superior especialista.
Agora, se disserem que o actual Código do Trabalho retirou às mulheres elementos estruturais dos direitos que estavam consagrados na anterior legislação laboral, isso sim é verdade.
Mas essa desigualdade agora existe porque homens e mulheres já não sabem reivindicar nada e aceitam passivamente uma maioria política que se tornou numa ditadura de imposição unilateral de interesses neo-liberais … espero que a actual crise financeira mundial faça com que as pessoas reflictam novamente sobre qual o modelo de intervenção do Estado que querem para proteger as suas vidas.

O autor do blog

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.