Gerir as emoções é a base do sucesso das mulheres.
Inteligência emocional define um bom desempenho.
O sucesso pessoal e profissional das mulheres pode ser explicado pela sua maior capacidade para gerir as emoções, na sua relação com os outros e consigo mesmas.
Cerca de 90 por cento das pessoas com bom desempenho profissional têm um elevado
nível de inteligência emocional, porque “conseguem gerir as emoções em seu benefício”, e as mulheres estão mais bem preparadas para decidir com base nas emoções.
Imaginemos: Está no seu local de trabalho e o seu chefe está muito irritado. Faz-lhe uma pergunta e obtém uma resposta aos gritos e com ofensas. Como vai lidar com esta situação?
Este é apenas um exemplo de como saber lidar com as emoções pode ter impacto no nosso trabalho.
E neste sentido, as mulheres fazem de facto a diferença. “Porque na gestão das relações, o sexo feminino tem uma pontuação dez pontos superior ao masculino”.
E a chave está na inteligência emocional (Quociente Emocional – QE) que explica, por
si só, 58 por cento dos níveis de desempenho de um líder.
Uma questão de treino.
A capacidade de gerir as relações com os outros é diferente nos dois sexos, mas isto não
significa que os homens não consigam fazer uso das emoções da mesma forma.
“A diferença é que as mulheres começam a praticar mais cedo, a QE é uma questão de treino”.
Brincadeiras associadas às raparigas, como a personificação de bonecos, ou a representação de um papel (por exemplo, um médico ou uma professora), “estimulam a criança a lidar com as emoções e a começar a saber geri-las”.
A aprendizagem da QE tem a ver então com a vontade de mudar e com a prática de novos comportamentos.
“E este treino é um processo que toma forma em cinco ou sete anos.”
As mulheres têm maior capacidade para discutir sentimentos e facilidade de expressão.
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