01 março 2010

O saber não ocupa lugar ... Pontes feitas com raízes de árvores no Japão ... (outra lição ecológica totalmente gratuita) ...









O Japão também tem sua própria forma de pontes vivas.
Estas são as pontes da Vinha Vale de Iya ....
Um dos três "vales escondidos do Japão" , West Iya é do tipo desfiladeiros cheios de neblina, rios claros, e telhados de colmo, o Japão de séculos atrás.
Para atravessar o rio Iya, num vale com terreno áspero, bandidos, guerreiros e refugiados criou-se algo muito especial - um tanto instável - a ponte feita de vinhas.
Primeiro, duas vinhas Wisteria - uma das mais fortes vinha conhecidas - foram cultivadas a extremo de ambos os lados do rio.
Uma vez que as videiras alcançaram comprimento suficiente, foram entrelaçadas com tábuas para criar uma flexível, durável e, a mais importante obra viva da engenharia de botânica.
As pontes não tinham laterais, e uma fonte histórica japonesa diz que as pontes de videira originais eram tão instáveis que aqueles que tentavam atravessá-las pela primeira vez, muitas vezes congelavam no lugar, incapazes de prosseguir.
Três dessas pontes permanecem no Vale de Iya.
Enquanto algumas pontes (embora aparentemente não todas) foram reforçadas com fio e grades, ainda são angustiantes de atravessar.
Mais de 140 metros de comprimento, com pranchas colocadas de seis a oito centímetros de distância cada, definitivamente, elas não são para acrofóbicos.
Acredita-se que as pontes de videira existentes foram primeiramente cultivadas no século 12, o que as tornaria, nos mais antigos exemplos de arquitetura viva no mundo.

Anónimo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.