16 janeiro 2009

A Arte é uma Ilusão …

UE : Artista reconhece ter aldrabado a Presidência Checa com uma obra sobre os 27
Praga, 13 Jan (Lusa) - Um artista checo reconheceu hoje ter enganado a presidência checa da UE com uma obra de arte monumental e provocadora (onde Portugal surge como uma tábua com três bifes), exposta desde segunda-feira na sede do Conselho da União Europeia em Bruxelas.
Lusa

23:31 Terça-feira, 13 de Jan de 2009



Praga, 13 Jan (Lusa) - Um artista checo reconheceu hoje ter enganado a presidência checa da UE com uma obra de arte monumental e provocadora (onde Portugal surge como uma tábua com três bifes), exposta desde segunda-feira na sede do Conselho da União Europeia em Bruxelas.

A obra baptizada "Entropa" é apresentada pelo catálogo oficial como a "Europa vista pelos artistas dos 27 Estados membros da UE", quando é na realidade obra de um só artista plástico, Davic Cerny, que inventou 26 artistas fictícios, com nomes falsos e falsas biografias.

"A hipérbole grotesca e a mistificação fazem parte dos atributos da cultura checa e a criação de falsas identidades representa uma das estratégias da arte contemporânea", declarou o artista num comunicado.

Revelada a fraude, o vice-primeiro-ministro Alexandr Vondra para os Assuntos Europeu declarou-se em "estado de choque".

"Estou desagradavelmente surpreendido por saber que o criador da obra Entropa era de facto David Cerny e não 27 artistas em representação dos 27 países membros", disse Vondra, que preside quinta-feira à inauguração oficial da obra de arte.

"Vamos considerar que medidas devem ser tomadas", acrescentou num comunicado divulgado pela presidência da UE.

Provocadora e até chocante, a escultura gigante é formada de um puzzle dos 27 países europeus, com uma França tapada com um cartaz com a palavra "em greve", uma Áustria não atómica coberta de centrais nucleares, uma Alemanha coberta de auto-estradas em forma de cruz gamada ou uma Dinamarca construída com peças de Legos que lembram a caricatura de Maomé que indignou as comunidades muçulmanas em finais de 2005.

A obra gerou polémica ao associar cada um dos países membros a estereótipos e clichés.

Assim, a Espanha aparece totalmente coberta de betão, Portugal surge como uma tábua com três bifes com o desenho de três ex-colónias portuguesas em Àfrica e a Itália é um campo de futebol.

A Roménia alberga um castelo de Drácula próprio de uma feira, e a Grécia é pasto de chamas.

A Bélgica aparece convertida numa caixa de bombons e o mapa da Suécia advinha-se sobre uma caixa semelhante às que envolvem os móveis da Ikea.

Na Bulgária, só se vê um inodoro turco e no lugar do Reino Unido aparece um espaço vazio.

Na Polónia, uns sacerdotes colocam uma bandeira arco-íris - símbolo do orgulho gay- enquanto na República Checa um portal electrónico devia mostrar os comentários sobre o mundo e a UE do presidente checo, Vaclav Klaus, conhecido por ser um eurocéptico.

O pequeno território do Luxemburgo está pintado com ouro falso, com um cartaz "Vende-se", e a Holanda está debaixo de água e já só sobressaem as torres de cinco mesquitas.

A Bulgária pediu hoje oficialmente que o módulo que representa o seu território seja retirado da obra antes da inauguração.

No puzzle suspenso no grande Hall do Conselho Europeu, o país está representado por casas de banho à turca.

A obra, que custou 50.000 euros ao Governo checo, devia permanecer no edifício Justus Lipsius até 30 de Junho, como é habitual com as instalações que cada presidência coloca para celebrar o seu mandato.

A Presidência checa ofereceu um dossiê de 29 páginas, com a explicação sobre as obras de cada um dos supostos criadores, assim como informação sobre a sua imaginária trajectória artística.

1 comentário:

  1. pois eu cá acho que a obra de uma forma muito original caracteriza toda a UE...

    pronto se o tipo tivesse dito que aquilo era somente dele safava-se perfeitamente...

    ResponderEliminar

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.