13 janeiro 2009

Discurso de Sócrates é leitura obrigatória em concursos do IEFP?

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) abriu 18 concursos, para 173 vagas. Para todos esses concursos o IEFP pede aos candidatos que tenham em atenção uma lista longa de documentos técnicos e um discurso do primeiro ministro, José Sócrates, com o título "Ambição", feito no âmbito do programa governamental "Novas Oportunidades".

Em todos esses concursos os candidatos têm de realizar uma prova escrita de selecção. Para essa prova escrita o IEFP sugere documentação relevante, como diversas leis (lei orgânica do MTSS, a lei orgânica do IEFP, os estatutos, os novos regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações, o regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectiva regulamentação, a lei do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública, o plano oficial de contabilidade pública, o Código de Procedimento Administrativa, o Código dos Contratos Públicos) e a leitura do discurso "Ambição", disponível no site novasoportunidades.gov.pt

O jornal Diário de Notícias, que deu a notícia no passado Sábado, questionou o presidente do IEFP, Francisco Madelino, sobre a razão para incluir um texto político de Sócrates entre os documentos de leitura obrigatória. Madelino respondeu: "poderia admitir que não estivesse lá esse texto porque os 20 documentos propostos são técnicos, não posso é aceitar que se pense que é evangelização política".

Madelino que assume "em última instância" a responsabilidade pela inclusão do discurso de Sócrates, considera que embora não se trate de matéria técnica, mas política, "também não é um crime de lesa-pátria".

12-Jan-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os seus comentários / Thank you for your comments.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.